INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5412Palabras clave:
aprendizado ativo, formação de professoresResumen
A fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portifólio. É possível afirmar o cumprimento efetivo das etapas da Metodologia da Problematização neste estudo. Ressalta-se como contribuições: aproximação entre teoria e prática, o desenvolvimento da capacidade comunicacional e o trabalho em equipe. Como fragilidades destacam-se a sistematização das informações no portfólio.
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Derechos de autor 2019 Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrino

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