APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS PARA EQUIDADE NA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9794Keywords:
Educação Matemática, Aprendizagem Colaborativa, FunçõesAbstract
In recent decades, the updating of mathematics teaching practices has prioritized collaborative and challenging activities aimed at student inclusion and engagement. This study investigates how these strategies can facilitate the understanding of relations and functions in basic education. The literature review highlights that the effectiveness of these approaches is linked to the teacher's ability to encourage critical reflection and group work, strengthening communication among students. The findings demonstrate that the incorporation of digital technologies not only increases student involvement but also enhances the understanding of mathematical concepts, aligning with SDG 4, which seeks to promote inclusive and equitable education. Therefore, the implementation of interactive methodologies is essential to help students overcome abstraction difficulties, making learning more accessible and relevant to their daily lives.
Downloads
References
ARAUJO, Angelica Francisca de; e BORRALHO, António Manuel Águas. Mapeamento e reflexões sobre pesquisas brasileiras com o tema comunicação matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 14, Número 32, p.97-117.
BENEDITO, Leandro André Barrada e BERNARDES, Aline. Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática Sociedade Brasileira de História da Matemática - ANO 5, N. 2, 2019.
BOALER, Jo. (2017). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Penso Editora.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação - MEC, 600p., 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CASULA, Mattia; RANGARAJAN, Nandhini; SHIELDS, Patricia. The potential of working hypotheses for deductive exploratory research. Quality & Quantity, v. 55, n. 5, p. 1703-1725, 2021.
COHEN, Elisabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para a sala de aula heterogênea. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
CRESPO, Sandra; HARPER, Francis K. Learning to pose collaborative mathematics problems with secondary prospective teachers. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 101430, 2020.
FAVERI, Dinorá Baldo de; KROETZ, Marilei; VALENTIM, Ilda. Educação financeira para crianças. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 7, p. 10899-10909, 2023.
EVANGELISTA, Gabriel Santos; ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo e DAMASCENA, Joseleide da Silva. Elaboração de jogos matemáticos: o caso do jogo batalha naval de funções. Número Especial – I Encontro Cearense de Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 23, 918 – 932, 2021
FEITOZA, Weddington Galindo; MEDEIROS, Elthon John Rodrigues; MEDEIROS, Stella Regina Rodrigues; MEDEIROS JR., Raimundo Nonato e LOURENÇO, Emanuel Gomes (2020). Geogebra: Recurso visual e cinestésico no ensino de funções. Holos, Ano 36, v.5, e9911, 2020.
FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; VEIGA, Susana Aparecida da.; MOURA RIBEIRO, Maria Tereza de; GOUVEA, Erica Josiane. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil. Concilium, v. 23, n. 17, p. 663-677, 2023.
GIBBONS, Lynsey K.; COBB, Paul. Focusing on teacher learning opportunities to identify potentially productive coaching activities. Journal of teacher education, v. 68, n. 4, p. 411-425, 2017.
HIEBERT, James; GROUWS, Douglas A. The effects of classroom mathematics teaching on students’ learning. Second handbook of research on mathematics teaching and learning, v. 1, n. 1, p. 371-404, 2007.
HUANCA, Roger Ruben Huaman; SILVA, Ananias Félix da. Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais. Revista de Educação Matemática (REMat), São Paulo (SP), v.19, n.01, p. 01-21, 2022.
JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational researcher, v. 38, n. 5, p. 365-379, 2009.
LOTAN, Rachel A. Equitable classrooms. In: Unequals: The power of status and expectations in our social lives. Oxford: Oxford University Press, p. 178-200, 2022.
FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2007.
PINHEIRO, Marcus Túlio de Freitas; MAGALHÃES, André Ricardo e SILVA, Karine Socorro Pugas da. O uso do GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas? Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 78-96, mai./ago. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2ª Ed., 275p., 2013.
RICHETTO, Kátia Celina da Silva; FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Marco Rogério da Silva; SILVA, Messias Borges. Neurociência e educação: panorama das pesquisas com índice ≥ 5 na Base de Dados Scopus. Caminhos em Linguística Aplicada, v.30, n.2, p. 300-323. 2024.
SANTOS, Jonata Souza dos; HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Trigonometria para o ensino fundamental e médio com a utilização das tecnologias digitais. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 13 - n. 28 - mai./ago. 2018.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos de uma nova reforma. Revista Harvard Educacional. (1987).
SILVA, Rodrigo Sychocki; PINTO, Shéridan dos Reis. Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 143-161, outubro/2020.
SILVA, Rodrigo Sychocki; PINTO, Shéridan dos Reis (2020). Um experimento didático sobre funções no ensino fundamental à luz da educação matemática crítica. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, 15(3), 501-516.
SILVA, Tânia Patrícia Silva e; e MACEDO, Maria José Herculano. GeoGebra e Teoria de Ausubel: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno. Revista Devir Educação, Lavras, vol.6, n.1, e-554, 2022.
TARDIF, Maurício. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
YABIKU, Kátia Regina; BERNARDO, Eric Pizzini; NETO, Ulisses Alves Maciel. O ensino da modelagem matemática na Educação Básica: um estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 77544-77553, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vanessa Corrêa da Silva, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian Jose Ferreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND