INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:PRESSUPOSTOS CONSTITUTIVOS DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5649Abstract
Este artigo faz parte do projeto de pesquisa denominado: A construção do objetivo institucional da Faculdade do Educador: da idealização à materialização - do Doutorado em andamento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem –Linguagem e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil/CAPES e intenciona apresentar marcos importantes no processo histórico que originaram as Instituições de Ensino Superior (IES), contextualizando o papel do Ministério da Educação na atual configuração do ensino superior no Brasil. Para compreender os reflexos da historicidade constitutiva das IES, fez-se necessária a explicitação de vertentes político, social, econômico e cultural que influenciaram, dentro de um cenário globalizado, a conjectura atual superdiversa das IES. Outros aspectos também são trazidos para esse campo de discussões e referem-se ao contexto das políticas públicas para o Ensino Superior, o papel de influência exercido pelo Ministério da Educação e às questões mercadológicas que permeiam atividades institucionais.
Downloads
References
ARAPIRACA, J. de. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica
da teoria do capital humano. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro:
Zahar, 2008.
BOAVENTURA SANTOS, de S. Os processos da globalização. In: BOAVENTURA SANTOS, de S.
(Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-102.
BOAVENTURA SANTOS, de S. Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e de outro.
Travessias, Coimbra, n. 6-7, p. 15-36, 2008.
BLOMMAERT, J. Ethnography, Superdiversity and Linguistic Landscapes: Chronicles of
Complexity. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013,
BLOMMAERT, J. Chronicles of complexity: Ethnography, superdiversity, and linguistic landscapes.
Bristol: Multilingual matters, 2012. 150 p.
BLOMMAERT, J.; BACKUS, A. Repertoires revisited: “knowing language” In: superdiversity.
Working Papers in Urban Language and Literacies, paper 67. At www.kcl.ac.uk/ldc, 2011.
BLOMMAERT, J. he sociolinguistics of globalization. New York, USA: Cambridge University Press,
2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. 1988.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
131
REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS
em EDUCAÇÃO
REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 7, jan./jun. 2019
DURHAM, E. R. Educação superior pública e privada (1808-2000). In SCHWARTMAN, S.;
BROCK, C. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
FÁVERO, M. de L. de. Universidade e poder: análise crítica/fundamentos históricos: 1930-1945.
Brasília: Plano, 2000.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14. ed. São Paulo: Cortez,
2003.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 24. ed. São Paulo, SP: Loyola. 2013.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://
portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: jan. 2017.
INEP. Censo da Educação Superior 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_
superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf.
Acesso em: 11 maio 2018.
LACERDA, Antônio C. de. O Impacto da globalização na economia brasileira. São
Paulo: Editora Contexto, 1998.
LACERDA, Antônio C. de. (org.) Desnacionalização: riscos, mitos e desafios.
São Paulo: Editora Contexto, 2000.
MARX, K. El Capital. Crítica de la economía política. México: Siglo Veintiuno Editores, 1978.
MEC. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: http://www4.mec.gov.br/sapiens/portarias/
dec5773.htm. Acesso em: jan. 2017.
MEC. O que é o conceito preliminar de curso? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/
content/article?id=13074:o-que-e-o-conceito-preliminar-de-curso. Acesso em: 29 maio 2018.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e
sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsitos.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SAMPAIO, H. Ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec: FAPESP, 2000.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de
Janeiro: Record, 2001; 2008.
SANTOS, M. () A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo, SP:
EdUSP, 2006.
132
REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS
em EDUCAÇÃO
REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 7, jan./jun. 2019
SANTOS, T. S dos. Globalização e exclusão: a dialética da mundialização do capital. Sociologias,
Porto Alegre, ano 3, n. 6, jul/dez, p. 170-198, 2001.
SILVA, G. B. A educação secundária: perspectiva histórica e teoria. São Paulo: Nacional, 1969. 416
p. (Atualidades Pedagógicas, v. 94).
SILVERSTEIN, M; URBAN, G. The natural history of discourse. In: SILVERSTEIN, M; URBAN, G.
(Orgs.). Natural histories of discourse. Chicago: University of Chicago Press. 1996
SOARES, M. C. C. () Banco Mundial: políticas e reformas. In: DE TOMMASI, L.; WARDE, M. J;
HADDAD, S. O Banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. p. 15-40.
TRINDADE, H. Saber e poder: os dilemas da universidade brasileira. São Paulo: Estudos Avançados,
2000.
VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, v. 30, p. 6, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Daniela Andreza Rodrigues Bartholo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND