A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SI MESMO E DA PROFISSÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4829

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as Representações Sociais (RS) de si mesmo e da profissão docente e suas justificativas de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB) de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Essa pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso utilizou como instrumento o Teste de Associação Livre de Palavras, tendo a interpretação por meio da análise de conteúdo. Participaram 20 professores de EF da EB da referida cidade. Concluímos que foi possível representar a profissão docente em duas palavras (trabalho e sustento), o trabalho docente em cinco palavras (ensinar, gratificante, desvalorização, estressante e isolado) e ser professor também em cinco palavras (educador, vocação, profissional, conhecimento e amigo), sendo que das doze palavras, nove foram com conotação positiva e três com conotação negativa. Assim, as RS dos professores estudados sobre a temática são positivas em sua maioria.

Palavras-chave: Educação Física. Representação Social. Profissão Docente. Educação Básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Hugo Norberto Krug, Federal University of Santa Maria
    Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Marilia de Rosso Krug, University of Cruz Alta
    Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
  • Rodrigo de Rosso Krug, University of Cruz Alta
    Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
  • Cassiano Telles, Federal University of Santa Maria
    Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação (UFSM).
  • Patric Paludett Flores, State University of Maringá
    Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física (UEM).

Published

2018-01-17

Issue

Section

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO

Most read articles by the same author(s)