OS OUTROS SOMOS NÓS: CORDEL E ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO DE QUÍMICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9290Palabras clave:
ensino de química, educação inclusivaResumen
O crescimento de matrículas de pessoas com deficiências nas escolas públicas regulares aumentou a demanda por pesquisas na área. Nesse contexto, esta pesquisa utilizou os três eixos para elaborar um livro paradidático para alunos com deficiência visual: eixo conceitual, pedagógico e comunicacional. Dessa forma, foi desenvolvido um livro paradidático que trouxe algo novo e diferenciado para a área, uma narrativa sensorial e em primeira pessoa que aborda a radioatividade. Assim, conseguiu-se explorar as potencialidades desse material. Efetivando também os objetivos específicos, pois foi criado um livro paradidático inclusivo e de fácil acesso e que também potencializa recursos para auxiliar a melhoria da linguagem e oralidade, utilizando a literatura de cordel no itinerário pedagógico e esse mesmo itinerário propõem metodologias de aplicação de livro paradidático a partir dos pressupostos teóricos da área.
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Referencias
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