A MEDIAÇAO FORMATIVA NA CRECHE: BEBÊS, PROFESSORAS, GESTORAS E PAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6485

Resumen

No trabalho docente na creche surge a necessidade de romper com as marcas deixadas pelo assistencialismo decorrente da ideia de que para a educação de bebês e crianças pequenas bastam os cuidados básicos com higiene, repouso e alimentação. Portanto, o objetivo desta pesquisa é observar, descrever e analisar a rotina de uma creche onde uma das autoras deste estudo desenvolve o estágio, de forma a destacar a triangulação formativa entre os bebês, as educadoras-gestoras e os pais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo os procedimentos metodológicos a observação participante e análise de documentos, principalmente de relatórios sobre o desenvolvimento global de oito bebês. Os resultados apontaram para a importância do diálogo formativo entre a estagiária, a professora titular e o corpo gestor, bem como revelaram a opinião dos pais dos bebês sobre seu desenvolvimento nos ambientes além da escola, onde não se tem alcance, apenas através de seus depoimentos.

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Biografía del autor/a

  • Edilene Nere Ribeiro, Rede de Ensino Pública Municipal
    Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do acaráu- UVA. Professora da Rede Pública de Ensino- Sobral, Ceará
  • Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

    Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Ceará - UFC

    Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

    Professora Adjunta na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

    Mestre e Doutora em educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA

Publicado

2020-07-13

Número

Sección

DOSSIÊ EDUCAÇÃO INFANTIL