GESTÃO DE MUDANÇAS E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9649Palavras-chave:
Cultura escolar, Gestão de mudanças, Projeto Político-PedagógicoResumo
Neste artigo, são apresentadas reflexões sobre as similaridades entre a gestão de mudanças e a implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto da cultura escolar. Os objetivos consistem em: destacar os desafios da gestão de mudanças, e como ela pode contribuir para o desenvolvimento e implementação do PPP; discutir como a aplicação dos princípios do PPP pode enriquecer a gestão de mudanças. A metodologia proposta foi a revisão bibliográfica narrativa, que permite maior liberdade na busca e verificação do estado da arte do tema em questão. Os resultados da análise ressaltam a importância do engajamento dos membros da comunidade escolar, da visão clara dos gestores quanto ao planejamento do PPP e futuro da escola. Em conclusão, destaca-se que as instituições de ensino podem desenvolver abordagens mais integradas e eficientes para promover mudanças positivas em sua comunidade.
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