SETE DIMENSÕES PARA LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DAS NOTÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO: repensando a qualidade do jornalismo audiovisual no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239328

Palavras-chave:

News Literacy 1, qualidade em jornalismo 2, ensino de jornalismo audiovisual 3.

Resumo

Diante da abundância de informações acessíveis em diferentes dispositivos e telas, a confiabilidade das notícias é fundamental para fomentar as práticas democráticas e o exercício da cidadania. Este trabalho apresenta um método formado por sete dimensões para avaliar a credibilidade e a qualidade de matérias e reportagens em áudio e vídeo, buscando contribuir para o ensino do jornalismo audiovisual. Tais dimensões, amparadas em pesquisas em jornalismo e estudos de televisão e de News Literacy, são aplicadas na análise da série "Pra Onde, Brasil" do Profissão Repórter da Rede Globo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Becker, ,

    Professora Emérita da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ); Docente Permanente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura desta mesma instituição e Bolsista de Produtividade do CNPq. Possui Pós-Doutorado em Comunicação pela Goldsmiths, University of London e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.  É autora de  "A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo", "Televisão e Telejornalismo:Transições"; "A linguagem do Telejornal" ; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de "Pantanal: A Reinvenção da Telenovela". 

  • Igor Waltz, , Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil.

    Pesquisador de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do programa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR 10) da Faperj.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de. Protecting democracy or conspiring against it? Media and politics in Latin America: a glimpse from Brazil. Journalism, v. 20, n. 7, 2019.

ANDERSON, Peter J.; OGOLA, George; WILLIAMS, Michael. The Future of Quality News Journalism. A Cross-Continental Analysis. Nova Iorque e Londres: Routledge, Taylor &Francis Group, 2013.

BARCELLOS, Caco. Profissão: repórter: histórias entre o céu e a terra. In: BARCELLOS, Caco (e equipe). Profissão Repórter 10 Anos: grandes aventuras, grandes reportagens. São Paulo: Planeta do Brasil, 2016.

BECKER, Beatriz. News Literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação para promover uma sociedade mais inclusiva e sustentável. In: ANAIS DO 32º ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/news-literacy-a-potencia-do-dialogo-entre-jornalismo-e-educacao-para-promover-um?lang=pt-br. Acesso em: 22 out. 2023.

BECKER, Beatriz. A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo. Rio de Janeiro: MauadX, 2022a.

BECKER, Beatriz. Luzes na Nebulosa Paisagem da Desinformação. In: PEREIRA, Ariane; MELLO, Edna; EMERIM, Cárlida; FINGER, Cristiane (org.). Qualificação da informação telejornalística: Propostas teórico-metodológicas de combate à desinformação. Florianópolis: Editora Insular, 2022b. p. 11-22-Prefácio. (Coleção Jornalismo Audiovisual, vol. 14).

BECKER, Beatriz. Reconfigurações do Jornalismo Audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico sobre a Pandemia da Covid-19. Revista Lumina (UFJF), v. 15, n. 3, p. 6-22, 2021.

BECKER, Beatriz. Análise Televisual Convergente: um procedimento metodológico para leitura crítica dos processos comunicativos de telejornais e programas televisivos. Galáxia; n. 43, p. 69-81, 2019.

BECKER, Beatriz. Mídia e Jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. Matrizes, v. 5, n. 2, 2012a, p. 231-250.

BECKER, Beatriz. Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção. Estudos em jornalismo e mídia, v5, n.2, 2009.

BECKER, Beatriz; THOMÉ, Claudia. Subjetivação como estratégia do telejornalismo na defesa da ciência. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 21, n. 47, 2023.

BRASIL, Antonio; PAVLIK, John V. Big Data, Código Computacional e Arquivos de Notícias Televisivas: implicações dos avanços nos métodos de investigação audiovisual para a qualidade do jornalismo. Parágrafo, v. 4, n. 2, 2016.

CABRAL, Eula Dantas Taveira; CABRAL FILHO, Adilson Vaz. Sociedad civil y concentración de medios en Brasil. P2P e Inovação. IBCT, v. 2, n. 2, 2016.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A Crise do jornalismo tem solução? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Indicadores da Qualidade no Jornalismo: políticas, padrões e preocupações de jornais e revistas brasileiros. Brasília: UNESCO, Série Debates CI, n.3, 2010.

DANTAS, Marcos. Internet: um debate ainda no cocuruto do iceberg. Instituto Telecom (site), 28 mar. 2023. Disponível em: https://www.institutotelecom.com.br/internet-um-debate-ainda-no-cocuruto-do-iceberg/. Acesso em: 30 out. 2023.

DIJCK, José van; POELL, Thomas.; WAAL, Martijn De. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Nova York: Oxford University Press, 2018.

FIGARO, Roseli; NONATO, Claudia; GROHMANN, Rafael. As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2018.

FÜRST, Silke. In the Service of Good Journalism and Audience Interests? How Audience Metrics Afect News Quality? Media and Communication, v. 3, n. 8, p. 270-280, 2020.

LAWRENCE, Regina.; NAPOLI, Philip. News Quality in the Digital Age. Nova Iorque, Londres: Routledege, Taylor&Francis Group, 2023.

MARINONI, Bruno. Concentração dos meios de comunicação de massa e o desafio da democratização da mídia no Brasil. Intervozes, 2015.

McQUAIL, Denis. Journalism and Society. Londres: Sage Publications, Ltd., 2013.

NASCIMENTO, Thatiany; LYCARIÃO, Diógenes; FERREIRA, Cláudia R. Qualidade no jornalismo e democracia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, vol.20, n.1, 2023.

PASSOS, Paula. Profissão Repórter: A fórmula que deu certo. Curitiba: Appris: 2023.

PATTERSON, Thomas E. Tendências do jornalismo contemporâneo. In: TRAQUINA, Nelson. Questões Críticas do Jornalismo Contemporâneo: os papéis pulverizados do capitalismo. Florianópolis: Insular, 2023.

PINTO, Manuel; MARINHO, Sandra. A Qualidade em Jornalismo: problematização e operacionalização do conceito. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos; II Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Anais [...]. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2003.

PRAZERES, Michelle; RATIER, Rodrigo. O fake é fast? Velocidade, desinformação, qualidade do jornalismo e media literacy. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 17, n. 1, p. 82-95, 2020.

RESENDE, Fernando; ROBALINHO, Roberto; AMARAL, Diego. Modos de Ser Sul: territorialidades, afetos e poderes. Rio de Janeiro: E-papers, 2020.

RIVAS-DE-ROCA, Rubén. Mapping Quality Digital Journalism Research Trends and Pending Challenges in the Age of Hi-Tech. In: International Conference on International Studies in Social Sciences and Humanities (CISOC), Atlantis Press, 2022.

SANTOS, Thiago Emanoel Ferreira DOS. Infotainment na TV: as estratégias de endereçamento do Profissão Repórter. In: GOMES, Itania Maria Mota (Org.). Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.

SOARES, Rosana Lima. De Linha Direta a Profissão Repórter: margens cambiantes do telejornalismo. In: SOARES, Rosana de Lima; GOMES, Mayra Rodrigues (Org.). Profissão Repórter em Diálogo. São Paulo: Editora Alameda, 2012.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Report: Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo: Conselho Europeu, 2017.

WARDLE, Claire. Fakenews. It's complicated. First Draft, 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 21 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

SETE DIMENSÕES PARA LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DAS NOTÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO: repensando a qualidade do jornalismo audiovisual no ensino. (2024). Comunicação & Inovação, 24, E20239328. https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239328

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)