Inovação e juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo porvir

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Igor Waltz Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)
  • Heitor Leal Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)
  • Rafael Pereira da Silva Universidade do Rio de Janeiro ( UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5172

Palavras-chave:

inovação, juventude, notícia, conteúdos e formatos audiovisuais, consumo

Resumo

Refletir sobre o jornalismo porvir implica pensar inovações na produção noticiosa e os modos como jovens consomem notícias. Este trabalho aponta características de conteúdos e formatos audiovisuais direcionados ao público juvenil, mediante uma análise dos sites BuzzFeed Brasil, Vice Brasil, AJ+ e NowThis News. Este estudo também identifica as maneiras como universitários do Rio de Janeiro se relacionam com as notícias, aferidas com a aplicação de questionários on-line com seis grupos de estudantes no Facebook. Assim, o artigo aponta tendências e desafios das práticas jornalísticas na atualidade.

Downloads

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Realizou o Pós- Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Goldsmiths, University of London. É autora de Televisão e Telejornalismo: Transições; A linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Igor Waltz, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Jornalista, mestre e doutorando em Comunicação e Cultura pela PPGCOM/ECO/UFRJ. Bolsista PROEX/Capes.

Heitor Leal Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Mestre e Doutorando em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/ECO/UFRJ.

Rafael Pereira da Silva, Universidade do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, e mestre em Comunicação e Sociedade peloPPGCOM/UFJF. Doutorando em Comunicação e Cultura pela PPGCOM/UFRJ. Bolsista Capes.

Referências

ALSINA, M. R. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

BECKER, B. Desafios da profissão, do ensino e da pesquisa em jornalismo. In: KISCHINHEVSKY, M.;

IORIO, F. M.; VIEIRA, J. P. D. Horizontes do jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2011.

BECKER, B.; WALTZ, I. Mapping journalistic startups in Brazil: an exploratory study. In: ROBINSON,

L.; SCHULZ, J.; WILLIAMS, A. (Orgs.). Brazil: media from the country of the future (Studies in

media and communications). Bingley: Emerald, 2017. p. 113-135. (Volume 13). Disponível em:

<https://bit.ly/2xl53F9>. Acesso em: 2 out. 2017.

BRIGGS, M. Entrepreneurial journalism: how to build what’s next for news. Thousand Oaks: Sage, 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz&Terra, 2000.

CATANI, A. M.; GILIOLI, R. S. P. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: UNESP, 2008.

CHRISTENSEN, C. The innovator’s dilemma: the revolutionary book that will change the way you do

business. New York, HarperBusiness, 2011.

DELEUZE, G. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Editora 34,

1992. p. 219-226.

EHRENBERG, A. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida:

Ideias e Letras, 2010.

FEIXA, C. De jóvenes, bandas y tribus: antropología de la juventud. Barcelona: Ariel, 1998. Disponível

em: <https://bit.ly/2Jf0VLF>. Acesso em: 21 set. 2017.

FRANCISCATO, C. E. Uma proposta de incorporação dos estudos sobre inovação nas pesquisas em jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 7, n. 1, jan./jun. 2010. Disponível em:

<https://bit.ly/2sfexMq>. Acesso em: 11 ago. 2017.

FREIRE FILHO, J. Retratos midiáticos da nova geração e a regulação do prazer juvenil. In: BORELLI, H.

S. S; FREIRE FILHO, J. (Orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

FUCHS, C. Social media, a critical introduction. Thousand Oaks: Sage, 2014.

JACKS, N. et al. Jovem e consumo midiático: dados preliminares do estudo piloto e da pesquisa exploratória. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 23., 2014, Belém. Anais…, Belém, COMPÓS,

2014. Disponível em: <https://bit.ly/2KYos0H>. Acesso em: 21 out. 2017.

KÜNG, L. Innovators in digital news. Oxford: University of Oxford, 2015.

LONGHI, R. R.; FLORES, A. M. M. Narrativas webjornalísticas como elemento de inovação: casos de Al

Jazeera, Folha de S.Paulo, The Guardian, The New York Times e The Washington Post. Revista

Brasileira de Ciências de Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 21-40, jan./abr. 2017. Disponível

em: <https://bit.ly/2GWoPXe>. Acesso em: 1º jun. 2017.

MACHADO, M. Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis. Rio de

Janeiro: Mauad, 2011.

MOCARZEL, M. S. M. V. Tempos e espaços das juventudes: conceitos e trajetórias. In: Culturas, consumo

e representações midiáticas da juventude. PEREIRA, C. (Org.). Curitiba: Appris, 2017.

PHILLIPS, A. Journalism in context. Practice and theory for the digital age. Londres: Routledge, 2015.

PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Leya, 2012.

SAVAGE, J. A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX. Rio de Janeiro:

Rocco, 2009.

SCHUMPETER, J. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

SHUDSON, M. Descobrindo a notícia. Uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis:

Vozes, 2010.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando

tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

ZAGO, G. S. Mídia, subjetivação e consumo de notícias em sites de redes sociais. Cadernos de Comunicação,

Santa Maria, v. 17, n. 1, p. 309-324, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2L2TWCL>. Acesso em:

13 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Becker, B., Waltz, I., Machado, H. L., & Silva, R. P. da. (2018). Inovação e juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo porvir. Comunicação & Inovação, 19(40), 89–105. https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5172