COMUNICAÇÃO E DISCURSO POLÍTICO EM TEMPOS DE CRISE: o uso do Twitter por presidentes sul-americanos na pandemia da Covid-19

The use of Twitter by South American presidents in the Covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol25n52.8169

Palavras-chave:

Comunicação Política, Covid-19, Redes Sociais Digitais

Resumo

O presente artigo busca compreender de que forma o Twitter foi utilizado por presidentes sul-americanos durante a pandemia da Covid-19, já que os agentes políticos ocupam uma centralidade na comunicação política, principalmente nesses momentos de crise. Foram coletados tweets no período de dois meses. Os líderes selecionados foram: Jair Bolsonaro (Brasil), Sebastian Piñera (Chile), Alberto Fernández (Argentina) e Nicolás Maduro (Venezuela). O Twitter foi usado com intensidade por todos eles, que focaram nas medidas tomadas para conter o avanço do Coronavírus e na rotina de trabalho relacionada ao tema.

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Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal da Bahia

 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação (Cinema). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 2018-2019. Pesquisa principalmente sobre sound design e gêneros fílmicos populares, especialmente horror e thriller. É autor dos livros "Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone" (Editora Estronho, 2014), "A pós-produção de som no audiovisual brasileiro" (Marca de Fantasia, 2019), "O found footage de horror" (Estronho, 2021), e autor dos livro-textos "O som do filme: uma introdução" (EdUFPR/EdUFPE, 2018) e "A linguagem do cinema: uma introdução" (EdUFPE, 2021). Lidera o grupo de pesquisa LAPIS (Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som), certificado pelo CNPq.

Pedro Mesquita, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (Póscom / UFBA).

Rodrigo Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA).

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Publicado

2022-09-13