Narrativas identitárias, autorismo e a canção popular no cinema: Clara e a música em Aquarius

Autores

  • Rodrigo Carreiro UFPE
  • Breno Alvarenga Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6069

Palavras-chave:

Narrativa identitária, canção popular, trilha sonora

Resumo

A partir de uma reflexão sobre a relação entre a música e os processos de construção de narrativas identitárias, este artigo procura investigar de que modo as canções populares podem ser capazes também de ajudar a construir narrativas identitárias ficcionais, em especial nos meios audiovisuais. Analisando o uso de canções para a construção da personagem Clara, no filme Aquarius (2016), procuraremos mostrar como a escuta dessas canções evidencia traços de sua personalidade, além de delinear também uma marca de autoria cinematográfica.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rodrigo Carreiro, UFPE
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação. Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (RJ), e é Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.
  • Breno Alvarenga, Universidade Federal de Pernambuco
    Breno Alvarenga é mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e tem graduação em Comunicação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

Narrativas identitárias, autorismo e a canção popular no cinema: Clara e a música em Aquarius. (2019). Comunicação & Inovação, 20(44). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n44.6069

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)