Dráuzio Varella e Atila Iamarino: uma análise dos canais do YouTube dos influenciadores digitais como fontes de informação na pandemia da Covid-19

Dráuzio Varella and Atila Iamarino: an analysis of the YouTube channels of digital influencers as sources of information in the COVID-19 pandemic

Autores

Palavras-chave:

covid-19, influenciador digital, YouTube

Resumo

Em meio às polêmicas envolvendo a pandemia da Covid-19, o cidadão se deparou com o desafio de buscar informações seguras sobre o novo coronavírus. Este artigo problematiza os conteúdos produzidos sobre a doença e suas repercussões nos canais do YouTube de Dráuzio Varella e Atila Iamarino. Analisamos o fenômeno social desses influenciadores digitais, considerando a evolução epidemiológica. Os resultados indicaram que os experts da saúde e da ciência ganharam mais visibilidade no enfrentamento à desinformação, transformando-se em influenciadores mais populares e revelando novas tendências de divulgação de informações em epidemias.

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Biografia do Autor

Marcelo Robalinho, Universidade Federal de Alagoas

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, com estágio doutoral pela Université Paris XIII. Professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. E-mail: marcelo.robalinho@ichca.ufal.br.

Sheila Borges , Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE. Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, jornalista e publicitária. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em jornalismo, mídias sonoras, política, sociologia e mídias sociais. É autora do livro O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum e uma das organizadoras de Os impactos das novas mídias na comunicação - Volumes 1 e 2. 

Adriano Pádua

Mestre em comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais com foco em engajamento em redes sociais online, transmídia e jornalismo.

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Publicado

2020-11-03

Edição

Seção

Dossiê Comunicação & Inovação em Tempos de Pandemia