O trabalho em pauta: A fala das jornalistas sindicalizadas no Tocantins

Autores

Palavras-chave:

Violência Laboral, Narrativas, Trabalho.

Resumo

Apresenta-se uma escuta clínica do trabalho feita com um grupo de jornalistas vinculadas ao Sindicato da categoria no Tocantins. O objetivo foi analisar as narrativas do grupo acerca de suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho, tendo como referências teórico-metodológicas a Psicologia e a Comunicação. Todas as seis participantes do estudo relataram ter sofrido algum tipo de violência no desempenho de sua função. As narrativas analisadas mostram que o sofrimento no trabalho tem sido enfrentado de forma individual, muitas vezes deflagrando um processo de adoecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordanna de Sousa Parreira, Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado em Comunicação e Sociedade e Psiquê – Valorizando Pessoas. Palmas, Tocantins, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Brasiliense de Neuropsicológica IBNEURO e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade pela UFT. Membro do grupo de pesquisa no CNPQ Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão. Responsável pela equipe de Psicologia da Psiquê e Justiça Federal do Tocantins. Psicóloga Clínica e Organizacional, estudiosa do comportamento com atuação em desenvolvimento humano e análise de perfil comportamental.

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado em Comunicação e Sociedade. Palmas, Tocantins, Brasil

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Universitário de Palmas, no Curso de Administração e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM). Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve - Bélgica. Pós Doutorado no Programa de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação (área de Educação e Trabalho) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde Mental pela FIOCRUZ. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí. Membro do NESol/UFT. No CNPQ é líder do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT), é também membro do Grupo de Pesquisa ESCOPO (UFF). Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP. Desde 2016 é Editora Geral da Revista Trabalho (En)Cena.

Downloads

Publicado

2021-01-20