Análise de construção de sentido em redes digitais: a política das diferenças no caso da Rede Ninja de Opinião
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4926Palavras-chave:
Jornalismo digital. Análise de construção de sentido. Rede Ninja de Opinião. Coletivos midiáticos. Sites de redes sociais.Resumo
Este artigo analisa um caso específico dentro de um projeto de pesquisa que investiga a produção e a circulação de conteúdos jornalísticos por coletivos midiáticos brasileiros, desde agosto de 2015. O mapeamento dos coletivos indica que questões de gênero, raça e sexualidade recebem destaque em alguns dos grupos analisados. Desde março de 2017, o coletivo Mídia Ninja vem constituindo a Rede Ninja de Opinião. Aqui investigamos a formação dessa rede por meio do método de análise de construção de sentidos em redes digitais, considerando três colunas publicadas no site e na fanpage do coletivo no Facebook para identificar os sentidos acionados e mostrar como o coletivo estimulou a produção de sentido pelas redes digitais.
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