No muro, na roupa, na pele: o personagem na paisagem urbana

Autores

  • João Batista Cardoso Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3915

Palavras-chave:

Ambiente urbano. Personagem. Apropriação.

Resumo

Este artigo discute os diferentes modos de exibiçãodas imagens de personagens de histórias em quadrinhos no ambiente urbano. Apesar de protegidas por copyright, essas imagens são ostentadas indevidamente em locais públicos. Esse tipo deapropriação visa a difundir discursos variados,que envolvem desde posicionamentos políticosa relatos pessoais. Tais discursos materializam-seem suportes provisórios e permanentes: muros,fachadas, veículos e, até mesmo, no próprio corpohumano que transita pela cidade. Ainda quetenham caráter subversivo, essas práticas revelammodos criativos de falar sobre a cidade e ocidadão.

Downloads

Biografia do Autor

João Batista Cardoso, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-doutorado pela ECA-USP; Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS; Líder do Grupo de Pesquisa "O signo Visual nas mídias";

Referências

CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo:

Studio Nobel, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S1364-5439(04)00075-9

CARDOSO, J. B. F. Tatuagens e histórias de vida: o personagem na construção da identidade. In: COMPÓS,

GT PRÁTICAS INTERACIONAIS E LINGUAGENS NA COMUNICAÇÃO, 25., 2016, Goiânia.

91 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

No muro, na roupa, na pele

v. 17, n. 34 (73-91) maio-ago. 2016

Anais… Goiânia: UFG, 2016. Disponível em: <http://www.compos.org.br/biblioteca/gt_pilc_cardoso_

3419.pdf>. Acesso em: 31 maio 2016.

CARDOSO, J. B. F.; SANTOS, R. E. There’s life in other systems: the comic character outside narratives.

International Journal of Comic Art, v. 17, n. 2, p. 147-160, 2015.

FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FRUH, K.; THOMAS, E. Tattoo you: personal identity in ink. In: ARP, R. (Ed.). Tattoos – philosophy for

everyone: I ink, therefore I am. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. p. 83-95.

GORDON, I. Comic strips and consumer culture: 1890-1945. Washington: Smithsonian Institution, 1998.

GRAINGE, P. Nostalgia and style in retro America: moods, modes and media recycling. Journal of

American Culture, v. 23, n. 1, p. 27-34, 2000. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1537-4726.2000.2301_27.x

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MÁSCARA de personagem de quadrinhos vira marca de protestos pelo mundo. Extra, 1 jul. 2011.

Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/mundo/mascara-de-personagem-de-quadrinhos-

-vira-marca-de-protestos-pelo-mundo-2148104.html>. Acesso em: 31 maio 2016.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2014.

TETAMANTI, G. O incrível e colorido Beco do Batman. Alma Paulista, 2 jul. 2013. Disponível em:

<http://www.almapaulista.com.br/o-incrivel-e-colorido-beco-do-batman/>. Acesso em: 31 maio

2016.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Como Citar

Cardoso, J. B. (2016). No muro, na roupa, na pele: o personagem na paisagem urbana. Comunicação & Inovação, 17(34), 73–91. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3915