No muro, na roupa, na pele: o personagem na paisagem urbana
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3915Palavras-chave:
Ambiente urbano. Personagem. Apropriação.Resumo
Este artigo discute os diferentes modos de exibiçãodas imagens de personagens de histórias em quadrinhos no ambiente urbano. Apesar de protegidas por copyright, essas imagens são ostentadas indevidamente em locais públicos. Esse tipo deapropriação visa a difundir discursos variados,que envolvem desde posicionamentos políticosa relatos pessoais. Tais discursos materializam-seem suportes provisórios e permanentes: muros,fachadas, veículos e, até mesmo, no próprio corpohumano que transita pela cidade. Ainda quetenham caráter subversivo, essas práticas revelammodos criativos de falar sobre a cidade e ocidadão.Downloads
Referências
CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo:
Studio Nobel, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S1364-5439(04)00075-9
CARDOSO, J. B. F. Tatuagens e histórias de vida: o personagem na construção da identidade. In: COMPÓS,
GT PRÁTICAS INTERACIONAIS E LINGUAGENS NA COMUNICAÇÃO, 25., 2016, Goiânia.
91 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
No muro, na roupa, na pele
v. 17, n. 34 (73-91) maio-ago. 2016
Anais… Goiânia: UFG, 2016. Disponível em: <http://www.compos.org.br/biblioteca/gt_pilc_cardoso_
3419.pdf>. Acesso em: 31 maio 2016.
CARDOSO, J. B. F.; SANTOS, R. E. There’s life in other systems: the comic character outside narratives.
International Journal of Comic Art, v. 17, n. 2, p. 147-160, 2015.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FRUH, K.; THOMAS, E. Tattoo you: personal identity in ink. In: ARP, R. (Ed.). Tattoos – philosophy for
everyone: I ink, therefore I am. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. p. 83-95.
GORDON, I. Comic strips and consumer culture: 1890-1945. Washington: Smithsonian Institution, 1998.
GRAINGE, P. Nostalgia and style in retro America: moods, modes and media recycling. Journal of
American Culture, v. 23, n. 1, p. 27-34, 2000. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1537-4726.2000.2301_27.x
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MÁSCARA de personagem de quadrinhos vira marca de protestos pelo mundo. Extra, 1 jul. 2011.
Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/mundo/mascara-de-personagem-de-quadrinhos-
-vira-marca-de-protestos-pelo-mundo-2148104.html>. Acesso em: 31 maio 2016.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2014.
TETAMANTI, G. O incrível e colorido Beco do Batman. Alma Paulista, 2 jul. 2013. Disponível em:
<http://www.almapaulista.com.br/o-incrivel-e-colorido-beco-do-batman/>. Acesso em: 31 maio
2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2016 João Batista Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.