Características e habilidades no ambiente digital: a cultura participativa sob os aportes de Jenkins e Murray

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2861

Resumo

Neste artigo, busca-se discutir a cultura contemporânea a partir dos aportes conceituais explorados por Murray (2003) e Jenkins (2006), fundamentalmente no que tange ao digital como locus de uma cultura pautada pela participação coletiva dos indivíduos. Partindo da perspectiva da convergência das mídias e das literacias digitais, essa discussão centra-se nas transformações das práticas comunicativas dentro dos sistemas de mídias, em que determinadas características e habilidades são condições sine qua non para a participação efetiva na cultura digital. No que tange às características, discute-se principalmente o digital como procedimental, participativo, espacial e enciclopédico. Em relação às habilidades, é dada ênfase às de experimentação, flexibilidade, simulação, apropriação, multitarefa, cognição distribuída, inteligência coletiva, julgamento e navegação transmídia.

Downloads

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Televisão Digital, edital RH-TVD/2008). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI USP) e da Escola do Futuro (EF USP). Professor efetivo na Escola de Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor visitante em Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Brasília, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Instituto de Pós-Graduação. Líder do Smart Media & Users Research Group, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Atuo na área de Comunicação com abordagem interdisciplinar, tendo como principais temas em ensino, pesquisa e extensão: estudos de recepção em mídias digitais - internet, televisão e dispositivos móveis; IHC - User Experience e Design Research. Tenho experiência em TV, com passagem pela TV Record, estágio na Deutsche Welle Television (Berlim, Alemanha) e visitas técnicas à British Broadcasting Corporation - BBC (Manchester e Londres, Inglaterra).

Referências

Angeluci, A. C. B. “From Gads to Apps: the key challenges of post-web internet era”. Revista GEMInIS,

v. 1, p. 75-88, 2013.

Bauman, Z. Modernidade liquida. Rio de Janeiro, Brazil: Editora Zahar. 2001.

Gilster, P. Digital literacy. San Francisco, CA: John Willey & Sons. 1997.

Jenkins, H. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st Century.

MacArthur Foundation, 2006. Disponível em: http://www.newmedialiteracies.org/wp-content/

uploads/pdfs/NMLWhitePaper.pdf. Acesso em 12 fev. 2014.

_________. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MANOVICH, L. “Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições”. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip

e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2005.

Murray, J. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoru Daher,

Marcelo Fernandez Cuzziol – São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.

Lemos, A. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Lévy, P. Cibercultura. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

Passarelli, B.; Angeluci, A. C. B. “Interactive Generation Brazil research: children and teenagers using

computers, TV, games and mobile phones”. In: Jamil, G. L.; Malheiro, A.; Ribeiro, F. Rethinking

the Conceptual Base for New Practical Applications in Information Value and Quality. IGI Global,

New York, EUA, 2013.

Primo, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina,

2007.

Santaella, L. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

Toffler, A. A terceira onda. 29ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2007.

Regis, F.; Timponi, R.; Maia, A. “Cognição integrada, encadeada e distribuída: breve discussão dos modelos

cognitivos na cibercultura”. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, ano 9, v. 9, n.

26, p.115-134, nov. 2012. DOI: https://doi.org/10.1071/PVv2012n156p115

UNCTAD. Measuring the impacts of information and communication technology for development. New

York: United Nations. 2011.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Angeluci, A. C. B. (2014). Características e habilidades no ambiente digital: a cultura participativa sob os aportes de Jenkins e Murray. Comunicação & Inovação, 15(29), 51–60. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2861