Características e habilidades no ambiente digital: a cultura participativa sob os aportes de Jenkins e Murray

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2861

Resumo

Neste artigo, busca-se discutir a cultura contemporânea a partir dos aportes conceituais explorados por Murray (2003) e Jenkins (2006), fundamentalmente no que tange ao digital como locus de uma cultura pautada pela participação coletiva dos indivíduos. Partindo da perspectiva da convergência das mídias e das literacias digitais, essa discussão centra-se nas transformações das práticas comunicativas dentro dos sistemas de mídias, em que determinadas características e habilidades são condições sine qua non para a participação efetiva na cultura digital. No que tange às características, discute-se principalmente o digital como procedimental, participativo, espacial e enciclopédico. Em relação às habilidades, é dada ênfase às de experimentação, flexibilidade, simulação, apropriação, multitarefa, cognição distribuída, inteligência coletiva, julgamento e navegação transmídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Department of Radio-Television-Film, University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos em Televisão Digital, edital RH-TVD/2008). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em Televisão Digital pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI USP) e da Escola do Futuro (EF USP). Professor efetivo na Escola de Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor visitante em Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Brasília, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Instituto de Pós-Graduação. Líder do Smart Media & Users Research Group, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Atuo na área de Comunicação com abordagem interdisciplinar, tendo como principais temas em ensino, pesquisa e extensão: estudos de recepção em mídias digitais - internet, televisão e dispositivos móveis; IHC - User Experience e Design Research. Tenho experiência em TV, com passagem pela TV Record, estágio na Deutsche Welle Television (Berlim, Alemanha) e visitas técnicas à British Broadcasting Corporation - BBC (Manchester e Londres, Inglaterra).

Downloads

Publicado

2014-11-26