A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791

Palavras-chave:

Teoria da Comunicação, Mídia, Religião

Resumo

Este trabalho delineia trilhas da pesquisa em Mídia e Religião, focalizando a aproximação, desses estudos com a área de Comunicação. A pesquisa focaliza os livros sobre o tema publicados entre 1980 e 2013. São delineados três momentos, não isentos de mesclas e sobreposições: (a) investigações a partir das Ciências Sociais, em particular da Sociologia da Religião; (b) primeiras articulações nos estudos sobre comunicação eclesial; (c) a consolidação do tema na área de Comunicação. Observa-se como mídia e religião se articula na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Comunicação.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino

Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" e "Comunicação e Identidade", entre outros.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

Martino, L. M. S. (2014). A pesquisa em mídia e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos. Comunicação & Inovação, 15(29), 81–93. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2791