Narrativas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros: percursos de vida e projetos de transformação

Autores

  • Vander Casaqui Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2716

Palavras-chave:

Comunicação, Narrativas Orais, Empreendedorismo Social

Resumo

Este trabalho trata do tema do empreendedorismo social em perspectiva comparativa, dos contextos brasileiro e português. Analisamos, a partir de entrevistas em profundidade, as trajetórias de vida narradas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros, relacionando-as com os significados de seu papel social (Dahrendorf, 2012). A pesquisa tem como base a noção da vida como narração (Arfuch, 2010), e os estudos dos percursos de vida (Giele e Elder Jr, 1998), para analisar as narrativas de empreendedores sociais, como construções comunicacionais interdependentes do contexto e do espírito do tempo.

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Biografia do Autor

Vander Casaqui, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - ESPM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - PPGCOM ESPM, desde 2007. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005), com Pós-doutorado pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa (2013).

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

Casaqui, V. (2014). Narrativas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros: percursos de vida e projetos de transformação. Comunicação & Inovação, 15(29), 95–105. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2716