Narrativas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros: percursos de vida e projetos de transformação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2716Palavras-chave:
Comunicação, Narrativas Orais, Empreendedorismo SocialResumo
Este trabalho trata do tema do empreendedorismo social em perspectiva comparativa, dos contextos brasileiro e português. Analisamos, a partir de entrevistas em profundidade, as trajetórias de vida narradas de empreendedores sociais portugueses e brasileiros, relacionando-as com os significados de seu papel social (Dahrendorf, 2012). A pesquisa tem como base a noção da vida como narração (Arfuch, 2010), e os estudos dos percursos de vida (Giele e Elder Jr, 1998), para analisar as narrativas de empreendedores sociais, como construções comunicacionais interdependentes do contexto e do espírito do tempo.
Downloads
Referências
Anderson, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo.
Lisboa: Edições 70, 2005.
Arfuch, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ,
2010.
Bertaux, Daniel. Los relatos de vida: perspectiva etnosociológica. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2005.
Boltanski, Luc & Chiapello, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
_____. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos
da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996, p.183-191.
Dahrendorf, Ralf. Homo sociologicus. Lisboa: Quetzal, 2012.
Ehrenberg, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida,
SP: Idéias & Letras, 2010.
Fairclough, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UNB, 2001.
Giele, Janet Z., Elder Jr. & Glen H. (eds.). Methods of life course research: qualitative and quantitative
approaches. California, London: Sage, 1998.
Illouz, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Mair, Johanna, Robinson, Jeffrey & Hockerts, Kai. Introduction. In: _____ (eds.), Social entrepreneurship.
London, New York: Palgrave Macmillan, 2006, p.1-13.
Sarlo, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras;
Belo Horizonte: UFMG, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vander Casaqui

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.