As redes sociais como ferramentas de comunicação mercadológica para segmentos de públicos regionais: um caso de produtos de bens de consumo

Autores

  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté
  • Gustavo Ribeiro Rosa Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2687

Palavras-chave:

Marketing Digital. Propaganda regional. Redes sociais digitais.

Resumo

As redes sociais digitais são, atualmente, um importante meio de comunicação que pode ser utilizado pelas empresas como ferramenta para divulgar produtos e serviços. Apesar do alcance global da mídia Internet, essas redes permitem uma interação mais próxima com segmentos específicos de públicos, possibilitando um canal de comunicação direto com grupos que se formam a partir de interesses comuns. Estimular a formação de grupos em torno de produtos, serviços ou marcas é uma estratégia de comunicação mercadológica. Este artigo teve como objetivo analisar as estratégias e resultados de uma campanha nas redes sociais digitais de uma linha de produtos de bens de consumo. Com base na coleta de dados e por meio do método de estudo de caso, de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, analisando-se os resultados obtidos, foi possível verificar na ação publicitária, a campanha “Ultra-light”, que ocorreram aumento no volume das vendas, de uma determinada linha de produtos de bens de consumo, devido a forte divulgação nas redes sociais digitais evoltando aos patamares normais de volume de vendas após o encerramento da campanha. Sendo possível sua aplicação para um determinado público regional, como foi a utilização da campanha no município de São Paulo e dirigida a um cliente específico de rede de farmácias.

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Biografia do Autor

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC), Professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté

Gustavo Ribeiro Rosa, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

Carniello, M. F., & Rosa, G. R. (2014). As redes sociais como ferramentas de comunicação mercadológica para segmentos de públicos regionais: um caso de produtos de bens de consumo. Comunicação & Inovação, 15(29), 61–80. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2687