Métodos de criatividade para gerir a comunicação

Autores

  • Felipe Eugenio Chibás ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2422

Palavras-chave:

Métodos de Criatividade, Gestão da comunicação, Gestão da inovação.

Resumo

Resumo – O objetivo deste artigo reside na abordagem descritiva de uma pesquisa acerca dos 12 métodos e técnicas de criatividade mais utilizadas, mostrando suas diferentes possibilidades de aplicação na Gestão de Comunicação. Esta pesquisa tem início com um levantamento bibliográfico prévio que indicou os 12 métodos e técnicas de criatividade mais utilizados.  Em seguida, faz-se uso de uma metodologia qualitativa com o método multicaso, com aplicação de questionários, análises de documentos e observação de participante. O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar os métodos de criatividade mais vantajosos na aplicação de diferentes funções e atividades de gestão da Comunicação, quando a empresa está focada na gestão de projetos inovadores.

Downloads

Biografia do Autor

Felipe Eugenio Chibás, ECA-USP

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2005), mestrado em Cultura e Comunicação pelo Programa em Integração da América Latina(PROLAM) pela USP (2000) em ambos casos foi orientado pela Profa. Dra. Margarida Kunsch Kroling. Tem licenciatura em Psicologia pela Universidade de La Habana, Cuba

Referências

Altshuller, G. S. Creativity as an Exact Science: The Theory of the Solution of Inventive Problems, Gordon

and Breach: New York, 1984.

Barañano, A. M. “Gestão da Inovação Tecnológica: Estudo de Cinco PMEs Portuguesas”. Revista

Brasileira de Inovação Volume 4 Número 1 Janeiro / Junho 2005. Disponível em:

ige.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/281/197>. Acesso em: 08 jun. 2012

Bono, Eduard de. El pensamiento lateral, Ed. Sayrols, México, 1986.

Buzan, Tony; BUZAN, Barry. The Mind Map Book: Unlock Your Creativity, Boost Your Memory, Change

Your Life. Trans-atlantic publications: New York, 2010. p. 217.

Chibás Ortiz, Felipe, Pantaleon, Efrain & Rocha, Tatiana . Gestão da inovação e da criatividade hoje:

apontes e reflexões. Holos, V.3, p. 15-26 (Natal. Online), 2013. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1082

Chibás Ortiz, Felipe. Creatividad+Dinámica de Grupo= Eureka! 2. ed. Habana: Pueblo y Educación,

2012.

_____. Barreiras à comunicação e criatividade em hotéis brasileiros e cubanos: pesquisa empírica, In:

ALAIC/ USP. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, p. 35, 2011.

Dalkey, Norman & Helmer, Olaf. “An Experimental Application of the Delphi Method to the use of experts”.

In: Management Science, 9(3), Apr 1963, pp. 458-467, 1963. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.9.3.458

Drucker, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 2003.

Diez, Alfonso. La Gestión del conocimiento y los procesos de innovación, Encuentros Multidiciplinares.

No. 36, Vol XII, 2010, p. 56-64. DOI: https://doi.org/10.1093/ae/56.1.64

Eberle, Bob. Scamper on: Games for Imagination Development. New York: Prufrock Press Inc, 1996.

Felice, Massimo Di. “Auréola digital: a crise dos pontos de vista centrais e o fim do direito exclusivo

da edição das informações”. In: Oliveira, Ivone de Lourdes; Marchiori, Marlene ______ (Org.)

Redes sociais, comunicação e organizações. São Paulo: Difusão, 2012.

Fiat. “Fiat Uno nas Mídias sociais”. http://midiassociais.blog.br/2010/05/07/case-fiat-nas-midias-sociais/

(Acesso 29-10-2013), 7 de maio de 2010.

Gordon, William. Synetics, the development of creative capacity, New York: Harper and Row, 1961.

Kotler, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de

Janeiro: Elsevier, 2003.

10_[Art5].indd 154 06/11/14 17:29

155 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 15, n. 29 (139-155) jul-dez 2014

Métodos de Criatividade para Gerir a Comunicação

Kunsch, Margarida M. Krohling. Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações

contemporâneas. Análisis. No. 34, 2006.

Novaes, María Helena. Psicología de la aptitud creadora. Argentina: , 1985.

Ocde. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. MANUAL DE OSLO- Manual de

orientações gerais sobre inovação, 2005. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/

view/4639.html>. Acesso em: 11 jan. 2012. p.40-46. DOI: https://doi.org/10.26729/et.v11i1.332

Osborn, Alex. Applied Imagination: The Principles and Procedures of Creative Thinking. Ed: C. Scribner’s

sons, 1953.

Pmi. Project Management Institute. PMBOK - The guide to the project management body of knowledge.

(4a. ed.). Newtown Square, PA, USA: Project Management Institute, 2008.

PINTEC 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/2008/

default.shtm. Acesso em: 23 maio 2012.

Rohrbach, Bernd. “Kreativ nach Regeln – Methode 635, eine neue Technik zum Lösen von Problemen”.

In: Absatzwirtschaft, vol.12, 1969. pp. 73-75. DOI: https://doi.org/10.1177/002196576901200201

Rogers, Carl R. “Towards a Theory of Creativity”. In: Creativity and its Cultivation. Ed. Harper and Row,

1959.

Siqueira, Jairo. “Analise e resolva seus problemas através das Nove Janelas”. 2008. In: Criatividade aplicada,

http://criatividadeaplicada.com/2008/04/24/analise-e-resolva-seus-problemas-atraves-das-

-nove-janelas/ (Acesso, 22/10/2013).Simantob, M. & Lippi, R. Guia Valor Econômico de Inovação

nas Empresas. São Paulo: Ed. Globo, 2003.

Torre, Saturnino de la, Creatividad cuántica. Uma mirada transdisciplinar. In: Encuentros Multidisciplinares,

nº 28 , vol. X, Enero – Abril 2008. p. 5-21.

Yin, Robert K. Case Estudy Research: Design and Methods. California: Sage, 2009.

Zorrilla, Hernando. Técnicas para la generación de ideas y creatividad. In: http://members.tripod.com/~hdo_

zorrilla/creatividad/tecnicas.htm, 1999, (Acceso em 20/7/2012).

Zwicky, F. Discovery, Invention, Research Through the Morphological Approach. Toronto: The Macmillian

Company, 1969.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Chibás, F. E. (2014). Métodos de criatividade para gerir a comunicação. Comunicação & Inovação, 15(29), 139–155. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2422