Métodos de criatividade para gerir a comunicação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2422Palavras-chave:
Métodos de Criatividade, Gestão da comunicação, Gestão da inovação.Resumo
Resumo – O objetivo deste artigo reside na abordagem descritiva de uma pesquisa acerca dos 12 métodos e técnicas de criatividade mais utilizadas, mostrando suas diferentes possibilidades de aplicação na Gestão de Comunicação. Esta pesquisa tem início com um levantamento bibliográfico prévio que indicou os 12 métodos e técnicas de criatividade mais utilizados. Em seguida, faz-se uso de uma metodologia qualitativa com o método multicaso, com aplicação de questionários, análises de documentos e observação de participante. O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar os métodos de criatividade mais vantajosos na aplicação de diferentes funções e atividades de gestão da Comunicação, quando a empresa está focada na gestão de projetos inovadores.
Downloads
Referências
Altshuller, G. S. Creativity as an Exact Science: The Theory of the Solution of Inventive Problems, Gordon
and Breach: New York, 1984.
Barañano, A. M. “Gestão da Inovação Tecnológica: Estudo de Cinco PMEs Portuguesas”. Revista
Brasileira de Inovação Volume 4 Número 1 Janeiro / Junho 2005. Disponível em:
ige.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/281/197>. Acesso em: 08 jun. 2012
Bono, Eduard de. El pensamiento lateral, Ed. Sayrols, México, 1986.
Buzan, Tony; BUZAN, Barry. The Mind Map Book: Unlock Your Creativity, Boost Your Memory, Change
Your Life. Trans-atlantic publications: New York, 2010. p. 217.
Chibás Ortiz, Felipe, Pantaleon, Efrain & Rocha, Tatiana . Gestão da inovação e da criatividade hoje:
apontes e reflexões. Holos, V.3, p. 15-26 (Natal. Online), 2013. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1082
Chibás Ortiz, Felipe. Creatividad+Dinámica de Grupo= Eureka! 2. ed. Habana: Pueblo y Educación,
2012.
_____. Barreiras à comunicação e criatividade em hotéis brasileiros e cubanos: pesquisa empírica, In:
ALAIC/ USP. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, p. 35, 2011.
Dalkey, Norman & Helmer, Olaf. “An Experimental Application of the Delphi Method to the use of experts”.
In: Management Science, 9(3), Apr 1963, pp. 458-467, 1963. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.9.3.458
Drucker, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 2003.
Diez, Alfonso. La Gestión del conocimiento y los procesos de innovación, Encuentros Multidiciplinares.
No. 36, Vol XII, 2010, p. 56-64. DOI: https://doi.org/10.1093/ae/56.1.64
Eberle, Bob. Scamper on: Games for Imagination Development. New York: Prufrock Press Inc, 1996.
Felice, Massimo Di. “Auréola digital: a crise dos pontos de vista centrais e o fim do direito exclusivo
da edição das informações”. In: Oliveira, Ivone de Lourdes; Marchiori, Marlene ______ (Org.)
Redes sociais, comunicação e organizações. São Paulo: Difusão, 2012.
Fiat. “Fiat Uno nas Mídias sociais”. http://midiassociais.blog.br/2010/05/07/case-fiat-nas-midias-sociais/
(Acesso 29-10-2013), 7 de maio de 2010.
Gordon, William. Synetics, the development of creative capacity, New York: Harper and Row, 1961.
Kotler, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2003.
10_[Art5].indd 154 06/11/14 17:29
155 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 15, n. 29 (139-155) jul-dez 2014
Métodos de Criatividade para Gerir a Comunicação
Kunsch, Margarida M. Krohling. Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações
contemporâneas. Análisis. No. 34, 2006.
Novaes, María Helena. Psicología de la aptitud creadora. Argentina: , 1985.
Ocde. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. MANUAL DE OSLO- Manual de
orientações gerais sobre inovação, 2005. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/
view/4639.html>. Acesso em: 11 jan. 2012. p.40-46. DOI: https://doi.org/10.26729/et.v11i1.332
Osborn, Alex. Applied Imagination: The Principles and Procedures of Creative Thinking. Ed: C. Scribner’s
sons, 1953.
Pmi. Project Management Institute. PMBOK - The guide to the project management body of knowledge.
(4a. ed.). Newtown Square, PA, USA: Project Management Institute, 2008.
PINTEC 2008. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/pintec/2008/
default.shtm. Acesso em: 23 maio 2012.
Rohrbach, Bernd. “Kreativ nach Regeln – Methode 635, eine neue Technik zum Lösen von Problemen”.
In: Absatzwirtschaft, vol.12, 1969. pp. 73-75. DOI: https://doi.org/10.1177/002196576901200201
Rogers, Carl R. “Towards a Theory of Creativity”. In: Creativity and its Cultivation. Ed. Harper and Row,
1959.
Siqueira, Jairo. “Analise e resolva seus problemas através das Nove Janelas”. 2008. In: Criatividade aplicada,
http://criatividadeaplicada.com/2008/04/24/analise-e-resolva-seus-problemas-atraves-das-
-nove-janelas/ (Acesso, 22/10/2013).Simantob, M. & Lippi, R. Guia Valor Econômico de Inovação
nas Empresas. São Paulo: Ed. Globo, 2003.
Torre, Saturnino de la, Creatividad cuántica. Uma mirada transdisciplinar. In: Encuentros Multidisciplinares,
nº 28 , vol. X, Enero – Abril 2008. p. 5-21.
Yin, Robert K. Case Estudy Research: Design and Methods. California: Sage, 2009.
Zorrilla, Hernando. Técnicas para la generación de ideas y creatividad. In: http://members.tripod.com/~hdo_
zorrilla/creatividad/tecnicas.htm, 1999, (Acceso em 20/7/2012).
Zwicky, F. Discovery, Invention, Research Through the Morphological Approach. Toronto: The Macmillian
Company, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Felipe Eugenio Chibás

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.