Hospício Cultural: construindo pontes entre teoria e prática no campo da comunicação

Autores

  • Telma Johnson Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2408

Palavras-chave:

comunicação, interacionismo, práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo visaampliar o debate sobre a mudança paradigmática de práticas pedagógicas diante dasnovas diretrizes curriculares que conferem autonomia às habilitaçõesprofissionais no campo da Comunicação.  Asestratégias e os resultados do projeto de investigação multifacetário “HospícioCultural”, baseado na perspectiva do interacionista simbólico Erving Goffman,são analisados como um caminho promissor para a articulação entre teoria eprática em cursos de graduação nas áreas da Comunicação. Esta experiência, baseadana triangulação de métodos qualitativos, revelou os motivos da aversão dealunos às disciplinas teóricas.

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Biografia do Autor

Telma Johnson, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil. Mestre em Jornalismo Digital pela Southern Illinois University (SIU) - Illinois, United States. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil. E-mail: tjohnson@globo.com

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

Johnson, T. (2014). Hospício Cultural: construindo pontes entre teoria e prática no campo da comunicação. Comunicação & Inovação, 15(29), 107–122. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2408