Prêmios em Jornalismo: a emergência de um novo ethos profissional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1714Palavras-chave:
Prêmios, Cidadania, Jornalismo Público.Resumo
Existem prêmios, em Jornalismo, para empresas jornalísticas (1), para repórteres e editores (2) e para matérias jornalísticas (3). Muitos incentivam o paradigma do Jornalismo Informativo: da boa técnica, impessoalidade, imparcialidade e isenção, como é o caso do Prêmio Esso de Jornalismo. Com o passar do tempo, outros atores sociais passaram a utilizar essa estratégia de premiação a outra práxis jornalística (defesa de Direitos Humanos), por meio do Jornalismo Público. Esses dois paradigmas, Jornalismo Informativo e Jornalismo Público, estão relacionados aos referenciais de valor-notícia e valor-serviço (valor de uso), respectivamente. A partir de seus processos de certificação, é validado um padrão de Jornalismo exemplar, dentro do campo profissional, que funcionaria como chancela entre quem é o sucesso/fracasso como jornalista.Downloads
Referências
ANDRADE, Leandro. Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC/SP.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. São Paulo: Edusp/Perspectiva, 1998. p. 97-106.
BRICKMAN, Carlos. Prêmios de jornalismo – ler, gostar, pagar. Observatório da Imprensa, edição 370, Campinas, 26 de fevereiro de 2006. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ler_gostar_pagar>. Acesso em: 5 de dezembro de 2010.
DINES, Alberto. Jabá institucional: o que se esconde atrás dos prêmios de jornalismo. Observatório da Imprensa, Campinas, 8 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/arquivo/inde08012001.htm>. Acesso em: 10 de novembro de 2010.
______. Prêmios & galardões – Terceiro setor tropeça nos vícios dos demais. Observatório da Imprensa, Campinas, 13 de fevereiro de 2002. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/jd130220021.htm>. Acesso em: 5 de dezembro de 2010.
______. Terceiro setor imita os outros: prêmios não garantem excelência em jornalismo. Observatório da Imprensa, Campinas, 20 de fevereiro de 2002. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/jd200220021.htm#>. Acesso em: 5 de dezembro de 2010.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE JORNALISTAS – FENAJ. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Brasília: Fenaj, 2007.
FERNANDES, Rubem César. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
FREITAS, Rosângela Ramos de. O tema trabalho infanto-juvenil na mídia: uma interpretação ideológica. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC/SP.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
LIMA, Inês Maria. Impacto da agenda social no jornalismo brasileiro: Andi uma experiência exemplar de jornalismo público. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB.
OLIVEIRA, Daniel Gonçalves de. Jornalismo para além do valor-notícia: o valor-convergente como modelo para selecionar e inserir temas sociais na mídia. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB.
PEREIRA, Fabiana da Cunha. Em nome da criança e do adolescente – ONGs e imprensa na construção do noticiário. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de São Paulo. São Paulo: USP.
SILVA, Luiz Martins da. Sociedade, esfera pública e agendamento. In: BENETTI, Márcia & LAGO, Cláudia (Orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
SILVA, Luiz Martins da; MATTOS, Heloiza & BRANDÃO, Elisabeth P. (Orgs.). Comunicação pública. 1. ed. Brasília: Casa das Musas, 2003.
Artigos
56
Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 26:(50-56) jan-jun 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Robson Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.