A verdade de si e as narrativas confessionais: do Eu clássico ao Eu midiático

Autores

  • Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1662

Palavras-chave:

subjetividade, confissão, performance

Resumo

A produção de subjetividade parece sofrer uma descontinuidade no mundo contemporâneo. O eu que se acreditava estar voltado ao interior de si mesmo, mantenedor de uma suposta essência, desloca-se em direção à superfície do corpo, conformando-se agora não mais na própria subjetividade, mas na publicização de si nas telas midiáticas. Nesse contexto, vemos surgir uma extensa produção de narrativas e imagens de si nas mídias- em especial nas redes sociais da Internet - que revelam os mais variados aspectos da vida privada, fazendo do íntimo e do privado materiais de extremo valor. Essas práticas confessionais que se espalham pelo cenário midiático, no entanto, não são um fenômeno novo, mas um dispositivo que vem percorrendo toda a história ocidental, desde a Antiguidade até os dias de hoje. O dispositivo da confissão, mostra-nos Foucault (1944), está profundamente arraigado no desenvolvimento das técnicas da hermenêutica de si, em outras palavras, à própria busca de uma verdade de si.

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Biografia do Autor

Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares

É mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social - Interações Midiáticas, da Puc Minas (2011). É especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela UFMG (2011). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade FUMEC (2008) e graduação em Licenciatura em Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é pós graduando em Psicopedagogia (FEAD).

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Publicado

2013-08-29

Como Citar

Valadares, M. G. P. de F. (2013). A verdade de si e as narrativas confessionais: do Eu clássico ao Eu midiático. Comunicação & Inovação, 14(26). https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1662