Educação e comunicação ambiental: uma experiência radiofônica na Escola Marechal Rondon em Vilhena, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol13n24.1452Palavras-chave:
Educação Ambiental, Rádio, Escola, Comunicação Ambiental.Resumo
Baseado na aplicação da interface educação e comunicação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon, em Vilhena, RO, este artigo relata os resultados do projeto de extensão, de mesmo nome, vinculado ao Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – Dejor da Universidade Federal de Rondônia – Unir. Com metodologia de pesquisa participante aliada à prática educomunicativa radiofônica, os resultados obtidos remetem a ações objetivas da proposta extensionista, sendo estas, a relação da educação e comunicação ambiental e a produção/formatação de conteúdo ambiental transmitido através de meio sonoro na escola.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília:
DOU, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 de novembro de
2010.
______. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a
Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: DOU, 1999.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/
L9795.htm>. Acesso em: 22 de novembro de 2010.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São
Paulo: Contexto, 2007.
DIAS, Genebaldo F. Atividades interdisciplinares de Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1979.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes,
2006.
MACHADO, Carly B.; SANCHEZ, Celso; ANASTÁCIO FILHO, Sérgio;
CARVALHO, Vilson Sérgio de & DIAS, Zilma P. Educação
Ambiental consciente. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
MCLEISH, Robert. Características da linguagem do rádio enquanto veículo de comunicação. In: MCLEISH, Robert. Produção de rádio – um guia abrangente de produção radiofônica.
3. ed. São Paulo: Summus, 2006.
SOARES, Ismar de O. Educomunicação – um campo de mediações. Comunicação e Educação, v. 19, p . 12-24, São Paulo, setembro/dezembro, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24
THIOLLENT, Michel; ARAÚJO FILHO, Targino de & SOARES, Rosa
Leonôra S. (orgs.). Metodologia e experiências em projeto
de extensão. Niterói: EdUFF, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Evelyn Iris Morales Conde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.