Publicidade e mercantilização do corpo na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol13n24.1359Palavras-chave:
Corpo. Mídia. Capitalismo.Resumo
Este artigo ocupa-se de analisar alguns aspectos sobre a relação da publicidade e do mercado com o corpo na contemporaneidade. Nota-se que a mídia e o capitalismo aparecem como as principais instâncias na promoção do consumo e, conseqüentemente, a mercantilização do corpo. Percebe-se que a contemporaneidade está fortemente marcada pela massificação da publicidade e pela expansão de mercados e aumento de consumo. Atualmente, nada parece escapar aos domínios da publicidade e do mercado que se expande cada vez mais com a globalização, ocupa todos os espaços e mercantilizam tudo, inclusive corpos.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Rio e Janeiro: Jorge
Zahar, 2001.
CANCLINI, Néstor G. Consumidores e cidadãos. Conflitos
multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: EdUFRJ,
1995.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1997.
DELEUZE, Gilles. Postscriptum sobre as sociedades de controle.
Tradução de Peter Pál Pelbart. In: DELEUZE, Gilles. Conversações:
1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 219-
226. Coleção Trans.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio
de Janeiro: DP&A, 2003.
KLEIN, Naomi. Sem logo – A tirania das marcas em um planeta
vendido. Rio de Janeiro: Record, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero – a moda e seus
destinos na sociedade moderna. São Paulo: Companhia das
Letras, 1989.
VAZ, Paulo. Consumo e risco: mídia e experiência do corpo
na atualidade. Comunicação, Mídia e Consumo, Escola Superior
de Propaganda e Marketing (ESPM), Dossiê, v. 3, n.
6, p. 37-61, São Paulo, março, 2006. Disponível em:
/revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/
8/16>. Acesso em: 15 de maio de 2009.
VILLAÇA, Nízia & GÓES, Fred. Em nome do corpo. Rio de Janeiro:
Rocco, 1998. Coleção Artemídia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lionês Araújo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.