Inovação e Gestão do Conhecimento em Comunicação na UFSCar

Autores

  • Rodrigo Eduardo Botelho Francisco USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1113

Palavras-chave:

Inovação, Gestão do Conhecimento, software livre

Resumo

Este artigo aborda o processo de inovação e gestão do conhecimento na área de Comunicação da UFSCar, reconhecida atualmente pela utilização e desenvolvimento de softwares livres, formação de rede e compartilhamento de soluções e conteúdo. Este processo, por sua vez, não se deu de forma articulada e num mesmo contexto. As propostas surgiram em diferentes momentos e foram articuladas por diferentes atores. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar se, mesmo sem um planejamento e estratégias propositais de inovação, as iniciativas podem ser enquadradas em modelos avaliativos de inovação.

Downloads

Biografia do Autor

Rodrigo Eduardo Botelho Francisco, USP

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, jornalista, especialista em Computação e, atualmente, Diretor de Comunicação Social da UFSCar

Referências

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFSCAR. Sistema de apoio à comunicação integrada (Saci): Relatório de Criação de Programa

de Computador. São Carlos: UFSCar, 2008. 11p.

BELA, Rodrigo E. & BOTELHO, Rodrigo Eduardo F. Sistemas

convergentes e interativos de comunicação social In: XI

SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE –

INTERCOM SUDESTE 2006. Anais... Ribeirão Preto: Intercom,

2006. Disponível em: <http://www2.comunicacao.ufscar.br/

arquivos/sistemas-convergentes>. Acesso em: 2 de novembro de 2010.

BERMUDEZ, André C.; FLORIAN, Marcelo; RIOS, Marco Antônio

C.; FRANCISCO, Rodrigo Eduardo B. F. & BELA, Rodrigo E.

Sistema de apoio ao controle de informação – Saci. 2005.

99f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento de

Software para Web) – Departamento de Computação da

Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar.

BRASIL. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe

sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e

tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2004.

CONCEIÇÃO, Octavio A. C. A centralidade do conceito de inovação tecnológica no processo de mudança estrutural. Ensaios FEE, v. 21, n. 2, p. 58-76, Porto Alegre, 2000. Disponível em: <http://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/

article/viewFile/1973/2353>. Acesso em: 15 de dezembro

de 2010.

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

GIBSON, Rowan. Repensando o futuro. São Paulo: Makron,

1998.

LEONARD-BARTON, Dorothy. Wellspring of knowledge: building

and sustaining the sources of innovation. Boston: Harvard

Business School, 1995.

LOPES, F. P. P. C. Subsídios à construção de uma Agência

de Notícias Virtual das Instituições Federais de Ensino Superior – CientIfes. 2010. 74f. Monografia (Especialização em

Divulgação da Ciência da Tecnologia e da Saúde) – Museu

da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.

Rio de Janeiro: Fiocruz.

NONAKA, Ikujiro & TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a

dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Paris: OCDE/

Finep, 2007. Disponível em <http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/manual_de_oslo.pdf>. Acesso em: 15 de

dezembro de 2010.

ORLANDO, Alex Fernando & FRANCISCO, Rodrigo Eduardo B.

Saci@Ipê: RA2 – Relatório de acompanhamento trimestral.

São Carlos: RNP, 2010. 47p.

PEZZO, Mariana R. Subsídios para uma política de comunicação e informação na UFSCar – diretrizes e produtos. São

Carlos: UFSCar, 2006. 14p. Avaliação Institucional – Textos de Apoio Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Disponível em: <http://betara.ufscar.br:8080/

administracao/comunicacao/arquivos/politicas_comuni

cacao_ufscar.pdf>. Acesso em: 2 de novembro de 2010.

PEZZO, Mariana R.; BOTELHO, Rodrigo & RODRIGUES, Ricardo.

Funções e projeto de rádios e TVs universitárias: a experiência da UFSCar na implementação de seus veículos.

In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO –

INTERCOM 2006. Anais... Brasília/DF: Intercom, 2006. Disponível em: <http://www.radio.ufscar.br/wp-content/uploads/

2010/08/funcoes_e_projeto.pdf>. Acesso em: 2 de novembro de 2010.

ROCHA, Carlos Alberto M. da & SOMMA NETO, João. Comunicação digital uma rede de intercâmbio infovia para rádio e

televisão: uma experiência viável para as instituições públicas. In: MARTINS, Moisés de L. & PINTO, Manuel (orgs.). Comunicação e cidadania. Actas do 5o

Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2008. p. 2.498-2.505. Disponível em:

/www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/

viewFile/219/238>. Acesso em: 15 de dezembro de 2010.

SILVA, Sergio Luis da. Informação e competitividade: a

contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p.

142-151, Brasília, maio/agosto, 2002. Disponível em:

/www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-

19652002000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 de

dezembro de 2010.

SILVA, Sérgio & ROZENFELD, Henrique. Proposição de um

modelo para avaliar a gestão do conhecimento no processo

de desenvolvimento de produtos. Ciência da Informação, v.

36, n. 1, Brasília, janeiro/abril, 2007. Disponível em:

www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-

19652007000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 de

dezembro de 2010.

SOARES, Alessandra do Valle A. Inovação no setor público:

obstáculos e alternativas. [S.l.], [2009]. Disponível em:

/www.administradores.com.br/informe-se/producaoacademica/inovacao-no-setor-publico-obstaculos-e-alternativas/2395/>. Acesso em: 15 de dezembro de 2010.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma

abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

TIDD, Joe; BESSANT, John & PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

______. Managing innovation: integrating technological,

market, and organizational change. Chichester, England:

John Wiley & Sons Ltd., 1997.

VAN DE VEN, Andrew H.; POLLEY, Douglas E.; GARUD, Raghu &

VENKATARAMAN, Sankaran . The innovation journey. New York:

Oxford University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

Botelho Francisco, R. E. (2011). Inovação e Gestão do Conhecimento em Comunicação na UFSCar. Comunicação & Inovação, 12(22). https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1113