O CUIDADO À SAÚDE DE INDIVÍDUOS COM ESTOMIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2100

Keywords:

Enfermagem

Abstract

Introdução: A presença de uma estomia exige cuidados e adaptações à nova condição de vida do indivíduo com a estomia e de sua família. Objetivo: Identificar a produção científica nacional e internacional da enfermagem relacionada ao cuidado à saúde de indivíduos com estomia. Materiais e Métodos: Estudo de revisão narrativa realizado no mês de janeiro de 2013 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System, sem recorte temporal. Os critérios para inclusão foram: artigos nacionais e internacionais, originais ou de revisão, publicados em periódicos científicos, em idiomas português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra gratuitamente e que atendessem a temática relacionada ao estudo. Resultados: A busca inicial resultou em 28 produções e após aplicação dos critérios de inclusão, compuseram o corpus da análise do estudo, sete artigos, os quais foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo da modalidade temática. Com a leitura minuciosa dos artigos selecionados e interpretados emergiram três categorias temáticas: a família no convívio com o membro portador de estomia; alteração da imagem corporal: o estigma frente à estomia e; atuação do profissional enfermeiro com pacientes com estomias. Conclusões: O cuidado a pessoa com estomia deve ocorrer de maneira holística para uma melhor adaptação e qualidade de vida destes pacientes, sendo a família e os profissionais de saúde apontados como os principais grupos de apoio para sua reabilitação. O enfermeiro pode contribuir realizando atividades de educação em saúde visando o desenvolvimento do autocuidado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Claudielle Michaelsen Caetano, Federal University of Santa Maria
    Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Margrid Beuter, Federal University of Santa Maria
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
  • Caren da Silva Jacobi, Federal University of Santa Maria
    Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
  • Claudelí Mistura, Federal University of Santa Maria
    Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
  • Bruna Vanessa da Costa Rosa, Federal University of Santa Maria
    Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.
  • Margot Agathe Seiffert, Federal University of Santa Maria
    Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Published

2014-02-27

Issue

Section

ARTIGOS DE REVISÃO

How to Cite

Caetano, C. M., Beuter, M., Jacobi, C. da S., Mistura, C., Rosa, B. V. da C., & Seiffert, M. A. (2014). O CUIDADO À SAÚDE DE INDIVÍDUOS COM ESTOMIAS. Journal of Health Care, 12(39), 59-65. https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2100

Most read articles by the same author(s)