A FUNÇÃO MOTORA GROSSEIRA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL E A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS CUIDADORES

Autores/as

  • Deborah Ferreira Leite Nogueira Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml
  • MOEMA TEIXEIRA MAIA Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml
  • Cristina de Fátima Martins Germano
  • Sandra Maria Cordeiro Rocha de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1271

Palabras clave:

FISIOTERAPIA

Resumen

OBJETIVO: identificar o nível de independência motora e funcional de usuários com paralisia cerebral, atendidas no Serviço de Fisioterapia Infantil da UFPB, e correlacioná-lo com o índice da qualidade de vida de seus cuidadores.

MATERIAL E MÉTODOS: a pesquisa se baseou no levantamento de dados a partir da aplicação do WHOQOL-bref e do questionário de identificação do cuidador, além do GMFCS nas crianças para a avaliação da função motora grossa.

RESULTADOS: Na análise descritiva dos dados, verificou-se que a maior parte da amostra apresentou comprometimento motor grave e idade entre 6-12 anos. Ao relacionar o grau de comprometimento motor com os domínios do questionário, observou-se que a maioria das mães de crianças com prejuízo motor leve apresentava uma percepção negativa do domínio psicológico, social e ambiental. Já as mães de crianças com comprometimento motor moderado havia uma percepção negativa nos domínio psicológico, de relação social e ambiental em 66,7% Considerando o déficit motor grave, a maioria das mães demonstrou uma percepção positiva nos domínio físico e psicológico, enquanto as relações sociais e o meio ambiente são percebidos negativamente
CONCLUSÃO:
A percepção da qualidade de vida de mães de crianças e adolescentes com PC encontra-se prejudicada, principalmente relacionada aos aspectos que compõem o domínio das relações sociais e meio ambiente.

Palavras-chaves: Paralisia cerebral,Qualidade de vida, GMFCS, Função motora grossa, Cuidador

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Deborah Ferreira Leite Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

    Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Federal da Paraíba

  • MOEMA TEIXEIRA MAIA, Universidade Federal da Paraíba
    PROFESSORA MESTRE DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Publicado

2012-02-13

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS

Cómo citar

Leite Nogueira, D. F., MAIA, M. T., Germano, C. de F. M., & Rocha de Carvalho, S. M. C. (2012). A FUNÇÃO MOTORA GROSSEIRA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL E A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS CUIDADORES. Revista De Atenção à Saúde, 9(29). https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1271