Autoria em IMS Learning Design: uma Proposta de Classificação por Níveis

Autores/as

  • Aladir F. Silva Júnior
  • Clovis Torres Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.110

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de classificação de ferramentas de autoria de material instrucional em LD como alternativa a duas classificações encontradas na literatura. A partir de elementos das duas classificações, e numa perspectiva de se considerar um processo evolutivo na construção de tais ferramentas, propõe-se uma classificação com base em níveis sobrepostos para auxiliar na classificação e avaliação dessas ferramentas. Adicionalmente, possibilita indicar possíveis rumos para o desenvolvimento de editores que permitam criar unidades de aprendizagem por não especialistas, tanto na especificação LD quanto em modelos pedagógicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

FERNANDES, C. T. Família de Editores de Ações e Objetos de Aprendizagem com Base em Padrões do IMS Global Consortium. Anais do XXII SBIE, 2011. Aracajú-SE.

FERNANDES, C. T. Modelagem Taxonômica e Desenvolvimento de Sistemas Geradores de Editores. Tese de Doutorado, PUC/Rio, 1992.

GRIFFITHS, D., et al. Learning Design Tools. Learning Design: A Handbook on Modelling and Delivering Networked Education and Training. p. 109-135. Netherlands: Springer-Verlag Berlin, 2005.

SILVA JR., A. F.; SILVA, L. R.; FERNANDES, C. T. Panorama dos Editores de Atividades de Aprendizagem em IMS Learning Design. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Campinas, SP. Anais do SBIE 2013, 2013.

SODHI, T., et al. Bottom-up and Top-down: An alternate classification of LD authoring approaches, p. 1-4, 2007. The Netherlands. Disponível em: http://hdl.handle.net/1820/955. Acesso em: 9 ago. 2012.

Publicado

2014-09-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Autoria em IMS Learning Design: uma Proposta de Classificação por Níveis. (2014). Revista De Informática Aplicada, 9(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.110