Games Inteligentes: Investigação Científica por Jogos Computacionais
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n1.136Abstract
Games Inteligentes são jogos digitais dotados de uma inteligência computacional capaz de potencializar a investigação científica dos aspectos da cognição humana. Nesse intuito, este artigo apresenta o game inteligente Trilha Topológica, cuja análise da primeira coleta computacional de dados originou os estudos preliminares de uma pesquisa sobre o egocentrismo cognitivo nos dias atuais.
Downloads
References
INHELDER, B. et al. O Desenrolar das Descobertas da Criança: um estudo sobre as microgêses cognitivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
LEMOS, M. K. et al. Fio Condutor Microgenético: uma técnica para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 22, nº 1. DOI: 10.5753/RBIE.2014.22.01.1, 2014.
MARQUES, C. V. et al. . A Revolução Cognitiva: um estudo sobre a teoria de Franco Lo Presti Seminério. Instituto de Matemática. Núcleo de Computação Eletrônica. Relatório Técnico 04/09. Rio de Janeiro, 2009.
MARQUES, C. V. et al. Templates Cérebro-Mente: Um Modelo Diagramático Aplicado a Jogos Inteligentes. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (TISE), 19., 2014, Fortaleza. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2014, p. 922-927.
NEWCOMBE, N.; HUTTENLOCHER, J. . "Children's Early Ability to Solve Perspective-Taking Problems", Developmental Psychology, Vol. 28, No. 4, 635-643. Publishing Press, 1992.
OLIVEIRA, C. E. T. et al. "Análise Cognitiva Estrutural, Funcional e Linguística de Procedimentos Lógicos Microgenéticos do Conhecimento, na Solução de Problemas", Relatório Técnico (Mestrado em Informática) - Instituto de Matemática, Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
PIAGET, J.; INHELDER, B. The Child's Conception of Space. New York: Norton, 1967.
PIAGET, J. Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Carla V. M. Marques, Carlo T. Oliveira, Cláudia L. Motta, Christiana V. Barreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.