APLICAÇÃO DA ROBÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol5n2.991Palavras-chave:
Robótica na Educação, Informática na Educação e Tecnologia EducacionalResumo
Hoje em dia muitas escolas têm utilizado a tecnologia para auxiliar no aprendizado dos alunos, dentre elas, uma tecnologia que está sendo bem aceita pelas instituições de ensino é a robótica. Por meio da robótica os alunos podem compreender melhor as matérias executando experimentações e sua criatividade e organização é estimulada nas aulas, além de aprenderem a trabalhar em equipe. Visando o incentivo da inclusão da robótica como instrumento de auxilio ao ensino e aprendizado aos alunos de 5ª a 8ª série, foi realizada uma pesquisa de campo, a fim de verificar como ocorre a interdisciplinaridade mediante a robótica, se realmente ela auxilia no entendimento das outras disciplinas e como é feito este trabalho em relação à metodologia utilizada pelo professor. Para o entendimento da metodologia utilizada pelo professor e a fim de entender a importância da inserção da robótica na educação, foi realizado um estudo a partir de artigos, obras e textos que forneceram fundamentação teórica sobre o assunto abordado.Downloads
Referências
ACCIOLI, Rosângela Mengai. Explorando a Utilização da Robótica em Educação Matemática. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC, 2004. p. 1-4. Disponível em: http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/Oficinas&Cursos%5Cof-08.doc. Acesso em: 05 mai. 2006.
ALVES, Moisés Pereira. A Informática como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento dentro e fora da escola. Disponível em: http://www.pedagogia.pro.br/informatica_na_escola.htm. Acesso em: 28 abr. 2006.
BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal. “Hands on” & “Heads in” Design e robótica educacional. Disponível em: http://www.aplicacao.ucp.br/roboticaeducacional/html/descricacao.html. Acesso em: 27 abr. 2006.
BLIKSTEIN, Paulo; LOPES, Roseli de Deus; ALVES, Alexandra Camargo. Robótica na periferia? Uso de tecnologias digitais na rede pública de São Paulo como ferramentas de expressão e inclusão. Disponível em: http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/pdf/arq0204.pdf. Acesso em: 26 set. 2006.
CHAVES, Eduardo O.C. Informática e Educação. Disponível em: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/cartgraf.htm. Acesso em: 28 abr. 2006.
D’ABREU, João Vilhete Viegas. Disseminação da Robótica Pedagógica em diferentes níveis de ensino. Disponível em: http://201.28.104.78:8080/ojsped/viewarticle.php?id=2&layout=abstract. Acesso em: 28 abr. 2006.
FERRAZ, Pollyana R. Sala dos Professores. Disponível em: http://www.revistazoom.com.br/educadores/index.asp?conteudo=sala. Acesso em: 21 set. 2006.
FERREIRA, Simone Lucena; LOBO, Valéria Inês Tanajura. De tutor a professor on line: Que sujeito é esse?. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, XXV, 2005, Rio Grande do Sul. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p. 1-9 Disponível em: http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/pdf/arq0207.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
FRANCISCO, Deise Juliana; MACHADO, Glaucio José Couri. Informática e educação: caminhos e percalços. Disponível em: http://f1.grp.yahoofs.com/v1/wANSROFWyLiOb9mlX8i_Smjy51VbyeayYBBBpyu4BjCzefVhpCJ3XFd6Ve3NebGW0kxU5BHh9R7mMNQ_OyOERWgWnoqEg/Artigos/Inform%80%A0%A6%E1tica%20e%20educa%80%A0%A6%E7%E3o%20-%20caminhos%20e%20percal%80%A0%A6%E7os.doc. Acesso em: 28 abr. 2006.
FUNDACIÓN OMAR DENGO. Robótica y Aprendizaje por Diseño. Disponível em: http://www.educoas.org/Portal/ineam/premio/es58_2004.pdf. Acesso em: 27 abr. 2006.
GOULART, Iris Barbosa. Em que consiste o modelo construtivista. In: GOULART, Iris Barbosa (Org.). A Educação na perspectiva construtivista Reflexões de uma equipe interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 2001. p.15-19.
GRAÇAS, Edmar das et al. É a ciência dos sistemas que interage com o mundo real com pouca ou nenhuma intervenção humana. Disponível em: http://pucrobotica.e1.com.br/o_que_e_robotica.htm. Acesso em: 28 abr. 2006.
GUIMARÃES, Arthur. Um brinquedo que é pura tecnologia. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/171_abr04/html/tecnologia. Acesso em: 27 abr. 2006.
HUAPAYA, C.R.; ARONA, G.M., LIZARRALDE, F.A.. Sistemas Tutoriais Inteligentes Aplicados a Domínios da Engenharia. In: PRIMERAS JORNADAS DE EDUCACIÓN EN INFORMÁTICA Y TICS EM ARGENTINA, 2005, Buenos Aires. Proceedings... Bahia Blanca: JEITICS, 2005. p. 1-5. Disponível em: http://cs.uns.edu.ar/jeitics2005/Trabajos/pdf/22.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
INTERDISCIPLINARIDADE. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade. Acesso em: 01 set. 2006.
KAMPF, Adriana J. C. et al. Sistemas de Recomendações em Discussões Eletrônicas – Apoio à Construção do Conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, XXV, 2005, Rio Grande do Sul. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p. 1-9. Disponível em: http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/pdf/arq0013.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
MELO, Amanda M. et al. Desafios para a Tecnologia da Informação e Comunicação em Espaço Educacional Inclusivo. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, XXV, 2005, Rio Grande do Sul. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p. 1-9. Disponível em: http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/pdf/arq0002.pdf. Acesso em: 18 mai. 2006.
MENDES, Elise B.; CARDOSO, Alexandre; SILVA, Luciano Ferreira. Um protótipo de Ensino Virtual Orientado por modelo Psico-Pedagógico. Disponível em: http://www.dcc.ufla.br/infocomp/artigos/v3.2/art04.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
NASCIMENTO, Paulo C. Inteligência Artificial. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fev2002/unihoje_ju170pag04.html. Acesso em: 27 abr. 2006.
NETTO, Cristiane M. et al. Sistema tutorial hipermídia de auxilio ao ensino de fisiologia oral. Disponível em: http://www.dcc.ufla.br/infocomp/artigos/v3.2/art04.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
ROBÓTICA. Disponível em: http://www.santainesrs.com.br/extraclasse/robotica.htm. Acesso em: 28 abr. 2006.
ROBÓTICA educacional. Disponível em: http://www.doaluno.com.br/servicos/projetorobotica/ProjetoRobotica.asp. Acesso em: 28 abr. 2006.
ROBÓTICA: Planejamento e Criatividade na escola do futuro. Disponível em: http://www.logon.com.br/edulink/materias/robotica.htm. Acesso em: 27 abr. 2006.
RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter; SOUZA, Vandenverg D. de (Tradutor). Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Campus, 2004. p. 870-908.
RUSSO, Célia Regina. Sustentabilidade e Turismo: Um Debate sobre as Possibilidades do Desenvolvimento do Turismo Sustentável. Disponível em: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/JMA-index_noticias.asp?id=6394. Acesso em: 01 set. 2006.
TAILLE, Yves de La. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Erro e Fracasso na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, 1997. p. 25-44
TEIXEIRA, Sergio et al. Chatterbots em ambientes de aprendizagem – uma proposta para a construção de bases de conhecimento. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, XXV, 2005, Rio Grande do Sul. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. p. 1-9. Disponível em: http://www.unisinos.br/_diversos/congresso/sbc2005/_dados/anais/pdf/arq0261.pdf. Acesso em: 28 abr. 2006.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Robótica na Educação – Nied explica funcionamento de robôs a partir de mecanismos simples e kits Lego. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/set2001/unihoje_ju166pag02.html. Acesso em: 27 abr. 2006.
VALENTE, José Armando. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/tec03b.htm. Acesso em: 10 jul. 2006a.
VALENTE, José Armando. Informática na educação: O Computador auxiliando o processo de mudança na escola. Disponível em: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm. Acesso em: 10 jul. 2006b.
VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educação? Uma ótima combinação. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm. Acesso em: 15 mai. 2006.
VILHETE, João. Uso da automação no contexto educacional. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/2005/10/11.shtml. Acesso em: 05 mai. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Cardoso Silva, Flávio Dale Luche, Elias E. Goulart, Vivian Parpinelli Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.