ALGORITMOS DE ALINHAMENTO DE SEQÜÊNCIAS MOLECULARES
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol1n1.891Palavras-chave:
Similaridade, Programação Dinâmica, Comparação de Sequências, Alinhamento MúltiploResumo
Com o advento e crescimento da bioinformática, em especial, com o sequenciamento do genoma de vários organismos, inclusive do homem, os bancos de biosequências cresceram em tamanho e número. Isto levou à necessidade de novas técnicas métodos de análise e tratamento destas informações, sendo um dos mais importantes, o tratamento do problema de busca e alinhamentode sequências moleculares. Para isto, existem duas famílias principais de algoritmos, a família FAST e a família BLAST, sendo esta última a mais utilizada. O objetivo dos sistemas baseados nestes algoritmos é fornecer aos pesquisadores em biotecnologia ferramentas de comparação e busca entre diversas sequências. Neste trabalho, apresentamos um modelo baseado nos algoritmos da fampilia BLAST e são demonstrados, além do funcionamento destes, exempls de alinhamentos. Descrevemos o funcionamentode algoritmos para o alinhamento de sequências de DNA, baseados em programação dinâmica, incluindo um algoritmo de alinhamento múltiplo, conhecido como Estrela.Downloads
Referências
BENSON, D.; KARSCH-MIZRACHI, I.; LIPMAN, D.J.; OSTELL, J.; RAPP, B. A.; WHEELER, D.L. Genbank. Nucleic Acids Research, 2000.
CORMEN, T. H.; LEISERSON, C. E.; RIVEST, R. L. Introduction to Algorithms. MIT Press, 1990.
DOOLITTLE, R. F. Molecular Evolution: Computer Analysis of Protein and Nucleic Acid Sequences. Methods in Enzymology. Academic Press, 1990.
NCBI - The National Center for Biotechnology Information. http://www.ncbi.nlm.nih.gov.
NHGRI - The National Human Genome Research Institute. http://www.nhgri.nih.gov.
MEIDANIS, J.; SETOBAL, J. C. Uma Introdução à Biologia Computacional. Escola de Computação. Recife, 1994.
MEIDANIS, J.; SETOBAL, J. C. Introduction into Computational Molecular Biology. PWS Publishing Company, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 E. Bilha, E. di Grazia, L. T. Ono, M. R. Cardoso, M. C. Smynniuk, L. C. Rozante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.