A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol1n1.890Palavras-chave:
Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Software, Planejamento e Controle de Projetos, Metodologia de GerenciamentoResumo
O processo de gerenciamento de projetos de software precisa acompanhar o avanço tecnológico, abrangendo toda a área de engenharia de software, ao mesmo tempo dando a devida importância ao modelo de negócios. Seguindo este pensamento, este artigo pretende apresentar a importância da adoção de uma diretriz para atingir estes objetivos, fazendo com que o gerenciamento de projetos de software deixe de se preocupar puramente com os aspectos tecnológicos, devido à amplitude e complexidade da área de engenharia de software. Para tanto, apresentamos um modelo amplamente aceito e conceituado, que consiste no mapeamento do elementos mais importantes desta área de conhecimento.Downloads
Referências
REZENDE, DA ENGENHARIA DE SOFTWARE EMPRESARIAL. Brasporte: Curitiba, 1997.
SHILLER, L. EXCELÊNCIA EM SOFTWARE. Série YoÚrdon Press. Makron Books: São Paulo, 1993.
Project Management Institute. Brazil chapter. Grupo de Usuários Internacional - SP - Brasil. Retirado de http://www.pmisp.org.br/exe/cert.pmp.asp em agosto de 2002.
ALVAREZ, B.; ESMERALDA, M. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teórica e prática da eng~nbaria da informação. Atlas: São Paulo, 1997.
PMBOK - project management body of knowledge. PMI. Disponível em http://www.pmi.org/ EUA 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Priscila Paula de Almeida, Juliana Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.