RBC para Busca de Jurisprudências na Área de Direito de Família
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n1.776Palavras-chave:
Direito de família, Jurisprudência, Raciocínio baseado em casosResumo
Devido a grande quantidade de processos e informações pertinentes para uso como apoio jurisprudencial contidos em processos da área de família, foi detectada a necessidade de uma ferramenta que auxiliasse profissionais da área na busca por estes processos. Baseado nestes problemas foi idealizado um sistema para busca destes processos baseado na técnica de raciocínio baseado em casos. A técnica foi abordada de maneira diferenciada, pois o problema não pode ser generalizado como na maioria dos casos, isto porque na área de família alguns processos têm poucas características em comum com outros. Depois de implementado o sistema foi testado junto ao especialista, demonstrando que este modelo de RBC utilizado consegue satisfatoriamente retornar os processos esperados, o que vem a auxiliar profissionais da área a reaproveitar as valiosas informações contidas em processos semelhantes e diminuição do tempo de resolução de novos casos.Downloads
Referências
ABEL, Mara. Um estudo sobre raciocínio baseado em casos. 1996. 41 f. Monografia(Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Programa de pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,1996.
FERNANDES, Anita Maria da Rocha. Inteligência Artificial: noções gerais. Florianópolis: Visual Books, 2003.
LEE, Rosina Weber. Pesquisa jurisprudencial inteligente. 1998. Tese (Doutoradoem Engenharia de Produção) – Programa de pós-graduação em engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
WANGENHEIM, Christiane Gresse Von; WANGENHEIM, Aldo Von. Raciocínio baseados em casos. São Paulo: Manole, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Rafael Ballottin Martins, Rudimar Luís Scaranto Dazzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.