Aprendizagem Cooperativa: Ferramenta Educacional no Ensino de Lógica de Programação

Autores

  • Brena Kelly Sousa Lima Universidade Federal do Ceará
  • Victória Tomé Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Márcio Alburquerque Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Magdiel Campelo Alves de Sousa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.227

Resumo

A robótica educacional é uma ferramenta que vem sendo utilizada para criar um ambiente de aprendizado, baseado no modelo de aprendizagem cooperativa. Este trabalho mostra a utilização do kit de robótica Lego® Mindstorms® NXT 2.0, como metodologia de ensino em lógica de programação, sendo aplicada aos alunos iniciantes do curso de Engenharia de Computação. O objetivo do projeto foi promover o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento através de grupos de estudantes de engenharia, tornando possível a consolidação dos conteúdos de lógica de programação vistos em sala de aula. A ideia principal é fazer com que os alunos desenvolvam seus métodos, conceitos e estratégias, oferecendo a oportunidade de uma experiência concreta e colaborativa. Nesse modelo, os alunos em conjunto, passam a ser construtores de resoluções de problemas práticos envolvendo a lógica de programação desenvolvendo a capacidade para descobrir, experimentar e aprender interagindo. Neste trabalho, serão apresentados alguns exemplos práticos realizados em sala de aula, bem como a metodologia para o desenvolvimento de acordo com os fundamentos da aprendizagem cooperativa.

Downloads

Referências

ALMEIDA, A. M. A. et al. Cooperative learning cell for android application development. Alive Engineering Education: Transforming and Innovating Engineering Education, p. 377–385, 2017.

CASTRO, T. H. C. de et al. Utilizando programação funcional em disciplinas introdutórias de computação. 2002. 3000-69077 p.

CNI. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2013/07/mais-da-metade-dos-estudantes-abandona-cursos-de-engenharia/>. Acesso em: 16-05-2017.: [s.n.], 2013.

COHEN, E. G. Restructuring the classroom: conditions for productive small groups. 1994. Review of Educational Research, v. 64, n. 1, p. 1-35.

CORREIA, M.; GOMES, R.; TOMé, I. Aprendizagem Cooperativa. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/InesMarisaRogerioAvaliacaoRevLit.pdf. Acesso em 12 de Março de 2018.: [s.n.], 2006.

HOLANDA, R. L. et al. Divulgação e competições de robótica para atrair alunos para os cursos de tecnologia. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. A Aprendizagem Cooperativa Retorna as Faculdades. Disponível em: http://unjobs.org/authors/roger-t.-johnson/>. Acesso em 20 de Julho de 2017.: [s.n.], 2010.

MAIA, A.; PEREIRA, A.; OLIVEIRA, A. Aprendizagem cooperativa e a evasão acadêmica. Periodicos.ufc.br, p. 1, 2016.

MARREIROS, A.; FONSECA, J.; CONBOY, J. O trabalho científico em ambiente de aprendizagem cooperativa. 2001. In Revista da Educação. Vol. X no 2 99-112.

MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/>. Acesso em 19 de Julho de 2017.: [s.n.], 2015.

PIAGET, J. O Estruturalismo. [S.l.: s.n.], 1970. p. 119 p. Trad. Moacir R. de Amorim. São Paulo: Difel.

PIO, J. L. de S.; CASTRO, T. H. C. de; JúNIOR, A. N. de C. A robótica móvel como instrumento de apoio à aprendizagem de computação. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

PUJOLÀS, M. P. Aprendizaje cooperativo y educación inclusiva: Una forma práctica de aprender juntos alumnos diferentes. Disponível em: http://www.educacion.es/dctm/ministerio/educacion/actividad-internacional/cooperacion-educativa/2009-ponencia-jornadas-antiguas-pere-2.pdf?documentId=0901e72b8008d13f/>. Acesso em 20 de Julho de 2017.: [s.n.], 2009. VI Jornadas de cooperación educativa con iberoamérica sobre educación especial e inclusión Educativa. Barcelona: Universidade de Vic.

RAGAZZI, V. Robótica na Escola: é pra já. Disponível em: https://microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/robotica.mspx>. Acesso em 24 de Julho de 2016.: [s.n.], 2017.

ROGERS, C. R.; ROSEMBERG, R. L. A pessoa como centro. 1977. Universidade de São Paulo.

VARGAS, M. N. et al. Utilização da robótica educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na engenharia de produção: Introdução à produção automatizada. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

Lima, B. K. S., Oliveira, V. T., Almeida, M. A., & de Sousa, M. C. A. (2019). Aprendizagem Cooperativa: Ferramenta Educacional no Ensino de Lógica de Programação. Revista De Informática Aplicada, 14(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.227

Edição

Seção

Artigos