Aprendizagem Cooperativa: Ferramenta Educacional no Ensino de Lógica de Programação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol14n2.227Resumo
A robótica educacional é uma ferramenta que vem sendo utilizada para criar um ambiente de aprendizado, baseado no modelo de aprendizagem cooperativa. Este trabalho mostra a utilização do kit de robótica Lego® Mindstorms® NXT 2.0, como metodologia de ensino em lógica de programação, sendo aplicada aos alunos iniciantes do curso de Engenharia de Computação. O objetivo do projeto foi promover o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento através de grupos de estudantes de engenharia, tornando possível a consolidação dos conteúdos de lógica de programação vistos em sala de aula. A ideia principal é fazer com que os alunos desenvolvam seus métodos, conceitos e estratégias, oferecendo a oportunidade de uma experiência concreta e colaborativa. Nesse modelo, os alunos em conjunto, passam a ser construtores de resoluções de problemas práticos envolvendo a lógica de programação desenvolvendo a capacidade para descobrir, experimentar e aprender interagindo. Neste trabalho, serão apresentados alguns exemplos práticos realizados em sala de aula, bem como a metodologia para o desenvolvimento de acordo com os fundamentos da aprendizagem cooperativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. A. et al. Cooperative learning cell for android application development. Alive Engineering Education: Transforming and Innovating Engineering Education, p. 377–385, 2017.
CASTRO, T. H. C. de et al. Utilizando programação funcional em disciplinas introdutórias de computação. 2002. 3000-69077 p.
CNI. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2013/07/mais-da-metade-dos-estudantes-abandona-cursos-de-engenharia/>. Acesso em: 16-05-2017.: [s.n.], 2013.
COHEN, E. G. Restructuring the classroom: conditions for productive small groups. 1994. Review of Educational Research, v. 64, n. 1, p. 1-35.
CORREIA, M.; GOMES, R.; TOMé, I. Aprendizagem Cooperativa. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/InesMarisaRogerioAvaliacaoRevLit.pdf. Acesso em 12 de Março de 2018.: [s.n.], 2006.
HOLANDA, R. L. et al. Divulgação e competições de robótica para atrair alunos para os cursos de tecnologia. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. A Aprendizagem Cooperativa Retorna as Faculdades. Disponível em: http://unjobs.org/authors/roger-t.-johnson/>. Acesso em 20 de Julho de 2017.: [s.n.], 2010.
MAIA, A.; PEREIRA, A.; OLIVEIRA, A. Aprendizagem cooperativa e a evasão acadêmica. Periodicos.ufc.br, p. 1, 2016.
MARREIROS, A.; FONSECA, J.; CONBOY, J. O trabalho científico em ambiente de aprendizagem cooperativa. 2001. In Revista da Educação. Vol. X no 2 99-112.
MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/>. Acesso em 19 de Julho de 2017.: [s.n.], 2015.
PIAGET, J. O Estruturalismo. [S.l.: s.n.], 1970. p. 119 p. Trad. Moacir R. de Amorim. São Paulo: Difel.
PIO, J. L. de S.; CASTRO, T. H. C. de; JúNIOR, A. N. de C. A robótica móvel como instrumento de apoio à aprendizagem de computação. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.
PUJOLÀS, M. P. Aprendizaje cooperativo y educación inclusiva: Una forma práctica de aprender juntos alumnos diferentes. Disponível em: http://www.educacion.es/dctm/ministerio/educacion/actividad-internacional/cooperacion-educativa/2009-ponencia-jornadas-antiguas-pere-2.pdf?documentId=0901e72b8008d13f/>. Acesso em 20 de Julho de 2017.: [s.n.], 2009. VI Jornadas de cooperación educativa con iberoamérica sobre educación especial e inclusión Educativa. Barcelona: Universidade de Vic.
RAGAZZI, V. Robótica na Escola: é pra já. Disponível em: https://microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/robotica.mspx>. Acesso em 24 de Julho de 2016.: [s.n.], 2017.
ROGERS, C. R.; ROSEMBERG, R. L. A pessoa como centro. 1977. Universidade de São Paulo.
VARGAS, M. N. et al. Utilização da robótica educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na engenharia de produção: Introdução à produção automatizada. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brena Kelly Sousa Lima, Victória Tomé Oliveira, Márcio Alburquerque Almeida, Magdiel Campelo Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.