Objetos Educacionais e o Ensino de Química On-line: Questões Contemporâneas

Autores

  • Aldo Sena de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Natália Bruzamarello Caon Branco Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Thiago Henrique Döring Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Alex Luan Welter Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.181

Resumo

A expansão na utilização das ferramentas tecnológicas ocorreu concomitantemente ao aumento na oferta de cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância. Neste contexto, observa-se uma (re)estruturação do trabalho docente. Entretanto, em alguns casos, professores argumentam que existe uma lacuna entre as ferramen-tas tecnológicas disponíveis e os ambientes de ensino. Propostas envolvendo o Ensino de Química na modalidade a distância são de extrema importância no cenário da educação brasileira. Neste sentido, objetiva-se a utilização de uma diversificação de atividades nos ambientes virtuais destes cursos (licenciatura em sua maioria que tenham conteúdos de química) que operacionalizem estratégias de significação dos conteúdos ementários, a partir do contato com diferentes ferramentas pedagógicas, tais como os objetos educacionais. A utilização de objetos edu-cacionais como recurso tecnológico para a prática educativa de Química favorece o aprendizado do aluno no sentido de propiciar novas vivências, interação diferenciada com conteúdos e possibilidade de reavaliação e teste de novas situações ou condições experimentais.

Downloads

Biografia do Autor

Aldo Sena de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Blumenau.

Natália Bruzamarello Caon Branco, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Química.

Thiago Henrique Döring, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Ciências Exatas e Educação.

Alex Luan Welter, Universidade Federal de Santa Catarina.

Departamento de Ciências Exatas e Educação.

Referências

[1] OLIVEIRA, A. S.; BRANCO, N.B.C; BRITO, M. A.; SOUZA, T. C. Docência compartilhada em EaD: reflexões sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 2, p. 89-99, 2015.

[2] MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 336 p., 2013.

[3] SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 224 p., 2012.

[4] OLIVEIRA, A. S., BRANCO, N. B. C., BRITO, M. A., SOUZA, T. C. R. Relato sobre docência compartilhada em educação a distância. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 37-43, 2014.

[5] WALLACE, R. M. The Internet as a site for changing practice: The case of Ms. Owens. Research in Science Education, v. 32, n. 4, p. 465-487, 2002.

[6] CHEN, H. M.; YU, C.; CHANG, C. S. E-Homebook System: A web-based interactive education interface. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 160-175, 2007.

[7] PRAGNELL, M. V.; ROSELLI, T.; ROSSANO, V. Can a hypermedia cooperative e-learning environment stimulate constructive collaboration? Educational Technology & Society, v. 9, n. 2, p. 119-132, 2006.

[8] PERRENOUD, P. A formação dos professores no século XXI. Porto Alegre: Artmed, p.11-33, 2002.

[9] OLIVEIRA, A. S.; SILVA, A. C. A.; BRANCO, N.B.C; DORING, T. H.; MELLIES, E. A.; WELTER, A. L. Distance Education and Interdisciplinary Teaching: A Discussion of Knowledge and Power in the Context of Curricular Mutations. Journal of Education and Learning, v. 1, p. 1-7, 2016.

[10] OLIVEIRA, A. S.; Branco, N.B.C; DORING, T. H.; WELTER, A. L.; MELLIES, E. A. Objetos educacionais e o ensino de química: um olhar para a educação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 7., 2015. Anais... 2015.

[11] LOM – IEEE P1484.12 - Learning Object Metadata, 2002. Disponível na URL: Acesso em 8 nov. 2016.

[12] WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In WILEY, D. A. (Org.) The Instructional Use of Learning Objects [Online Version], 2000. Disponível em http://reusability.org./read/chapters/wiley.doc. Acesso em: 8 nov. 2016.

[13] IMS. IMS GLC: Collaborations, 2015. Disponível em: http://www.imsglobal.org/commoncartridge.html. Acesso em: 8 nov. 2016.

[14] ADL. SCORM, 2015. Disponível em: http://www.adlnet.org/scorm.html. Acesso em: 8 nov. 2016.

[15] IMS. IMS GLC: Learning Design Specification, 2015. Disponível em: http://www.imsglobal.org/learningdesign/. Acesso em: 8 nov. 2016.

[16] MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L. P.; BEHAR, P. A. Avaliação de objetos de aprendizagem. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, Santiago, Chile. Anais... Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Santiago: Jaime Sánvchez. 2010.

[17] SINGH, H. Introduction to Learning Objects. 2001. Disponível em: http://www.elearningforum.com/july2001/singh.ppt. Acesso em: 8 nov. 2016.

[18] IEEE. Draft Standard for Learning Object Metadata. IEEE Standard 1484.12.1. New York: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2002. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=1032843. Acesso em: 8 nov. 2016.

[19] MEC. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED, 154 p., 2007.

[20] ROCHA, A. R. C.; MALDONADO, J. C.; WEBER, K. C. Qualidade de Software: Teoria e Prática. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

[21] VIANA, C. L. M.; MÁRDERO ARELLANO, M. A.; SHINTAKU, M. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do DSPACE. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, São Paulo, 2005. Anais... 2005. Disponível em: http://goo.gl/IghDBD. Acesso em: 8 nov. 2016.

[22] COSTA, S. Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 218 – 232, 2008.

[23] ARELLANO, M. A. M. Repositórios digitais DSpace. 2008. Disponível em: <http://dspace.ibict.br/dmdocuments/Repositorios _ Institucionais_DSpace.pdf> Acesso em: 8 nov. 2016.

[24] MONTEIRO, F. S. Organização da informação: proposta de elementos de arquitetura da informação para repositórios digitais institucionais, baseados na descrição física e descrição temática. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação (FACE), Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2008.

[25] CAFÉ, L. et al. Repositórios institucionais: nova estratégia para publicação científica na Rede. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, INTERCOM, 2003. Anais... 2003. Disponível em: http://goo.gl/iMqQZP. Acesso em: 8 nov. 2016.

[26] LOM – IEEE P1484.12 - Learning Object Metadata, 2002. Disponível na URL: Acesso em 8 nov. 2016.

[27] AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem – diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2012.

[28] AFONSO, M. C. L. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 148-158, 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Oliveira, A. S. de, Branco, N. B. C., Döring, T. H., & Welter, A. L. (2017). Objetos Educacionais e o Ensino de Química On-line: Questões Contemporâneas. Revista De Informática Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.181

Edição

Seção

Artigos