Planejamento Instrucional do Curso Virtual “Revisão de Física para o Enem”

Autores

  • Newton Flávio Corrêa Molina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Carlos Eduardo Corrêa Molina Universidade Federal de Itajubá.
  • Rogério Melloni

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.180

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento instrucional do curso virtual “Revisão de Física para o ENEM”, evidenciando o papel do designer instrucional e outros profissionais, bem como as técnicas, teorias e tecnologias a serem empregadas no planejamento e criação das atividades do curso. Os recursos de design instrucional utilizados foram: mapa de atividades, matriz e storyboard, criados a partir de um checklist para coleta de informações e de
pesquisa bibliográfica. Escolher o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como norteador do curso se deve ao fato de que essa prova tem uma abrangência e importância singular. A modalidade a distância foi escolhida devido ao baixo custo de aplicação e a sua capacidade de alcance em todo território nacional. O trabalho do design instrucional está diretamente ligado ao planejamento e organização, podendo trazer qualidade para o curso, como produto final, economia nos custos para a empresa contratante e economia de tempo para a equipe de planejamento, desenvolvimento e execução.

Downloads

Biografia do Autor

Newton Flávio Corrêa Molina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Campus Votuporanga.

Carlos Eduardo Corrêa Molina, Universidade Federal de Itajubá.

Instituto de Engenharia Mecânica.

Rogério Melloni

Instituto de Recursos Naturais.

Referências

[1] CAMPOS, M. O. C. Quem está por trás do computador remoto? A trajetória de alunos de graduação à distância pela Internet. Uma análise referenciada pala teoria de aprendizagem de adultos. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.

[2] ESUD-CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 7., 2015, Salvador-BA, Planejamento Instrucional do curso virtual “Revisão de Física para o ENEM”, ANAIS, 2016, 1341p.

[3] FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

[4] FORMAÇÃO de professores RJ. A importância de Skinner para educação. 2013. Disponível em: http://formacaodeprofessoresrj.blogspot.com.br/2013/06/a-importancia-de-skinner-para-educacao.html. Acesso em: 10 out. 2016.

[5] FRANCO, L. R. H. R.; BRAGA, D. B.; RODRIGUES, A. EaD Virtual: Entre teoria e prática. Itajubá: Premier, 2010.

[6] GUIA DO ESTUDANTE. Enem 2016 registrou 9,2 milhões de inscritos. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/enem-2016-registrou-92-milhoes-de-inscritos/. Acesso em: 10 nov. 2016.

[7] KHAN ACADEMY. Homepage. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/. Acesso em: 10 out. 2016.

[8] LEE, J. J., HAMMER, J. Gamification in education: what, how, Why Bother? Definitions and uses. Exchange Organizational Behavior Teaching Journal, v. 15, n. 2, p. 1–5, 2011.

[9] MEDEIROS FILHO, D. A.; MOURA, E. G. G. A Metodologia de Ensino da Khan Academy para a Área Tecnológica. 2011. Disponível em: http://www.espweb.uem.br/site/files/tcc/2011/Ernani%20Guilherme%20Groff%20Moura%20-%20A%20metodologia%20de%20ensino%20da%20Khan%20Academy%20para%20a%20area%20tecnologica.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

[10] MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

[11] SMITH, L. M. Frederic Skinner. Recife: MEC | Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

[12] TELEDUC. Informações sobre o Teleduc. Disponível em: http://www.teleduc.org.br/. Acesso em: 11 out. 2016.

[13] TOGNI, A.C. Construindo objetos de aprendizagem. Centro Universitário Univates. s.d. Disponível em: http://www.univates.br/ppgece/docs/materiais_2010. Acesso em: 11 out. 2016.

[14] VALENTE J. A. O uso inteligente do computador na educação. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 19-21, 1997.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Molina, N. F. C., Molina, C. E. C., & Melloni, R. (2017). Planejamento Instrucional do Curso Virtual “Revisão de Física para o Enem”. Revista De Informática Aplicada, 12(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.180

Edição

Seção

Artigos