Hipermídias no Projeto E-Tec Idiomas: Storytelling como Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.161Resumo
Narrativas são ferramentas comunicacionais históricas largamente difundidas no cenário contemporâneo, da mesma forma que o crescente desenvolvimento das tecnologias. Esses aspectos convergem ao âmbito educacional como estratégia no aprimoramento de processos didático-pedagógicos, como os desafios de representação do conhecimento. Contando histórias (storytelling) é possível criar uma ambiência multimídia representando uma estrutura reconhecível para auxiliar os estudantes no processo de reflexão, instigando a associação de ideias com experiências vividas de modo a estabelecer conexões que propiciam a aprendizagem. O projeto e-Tec Idiomas, cujo objetivo é o ensino de línguas na modalidade a
distância, configura-se como relevante objeto de análise, pois utiliza-se do storytelling no meio digital como essência de seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar o storytelling como tecnologia educacional, observando fundamentos teóricos das narrativas, aproximando-os ao projeto e-Tec Idiomas com um olhar acerca do potencial do storytelling na representação do conhecimento, de modo a identificar as suas possibilidades como estratégia relevante na Educação a Distância.
Downloads
Referências
ANJOS, Mauro Hallal et al. A produção de material didático para o programa e-tec idiomas sem fronteiras. In: JORNADA HISPÂNICA E II INTERNACIONAL DO IFRN, 5., 2012, Natal. Diáspora e diálogos interculturais, Anais... 2012.
CAETANO, Lélia. Referencial para design de infográficos digitais aplicáveis na educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas, 2014. Disponível em: http://biblioteca.ifsul.edu.br/pergamum/anexos_sql_hom81/000011/00001140.pdf. Acesso em: 16 out. 2016.
CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. California: New World, 2008.
GARCIA-LORENZO, L. Framing uncertainty: Narratives, change and digital technologies. Social Science Information, v.49, p. 329-350, 2010.
GRAVESTOCK, Phil; JENKINS, Martin. Digital storytelling and its pedagogical impact. In: MAYES, T. et al. Transforming higher education through technology-enhanced learning. York: The Higher Education Academy, 2009. p. 249-265.
JANUSZEWSKI, A.; MOLENDA, M. Educational technology: a definition with commentary. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008.
LAMBERT, Joe. The Digital Storytelling Cookbook. Berkeley: Digital Diner Press, 2010.
MAZZI, Ângela R. Tecnologia Educacional: pressupostos de uma abordagem crítica. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.10, n.39, p. 25-29, mar/abr. 1981.
MCSILL, James. Cinco lições de Storytelling: fatos, ficção e fantasia. São Paulo: DVS Editora, 2013.
MELO NETO, José A. de. Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto de ciberespaço. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2007.
MILLER, Carolyn. Digital Storytelling: a creator’s guide to interactive entertainment. Focal Press, 2008.
MORAN, José M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p.24-26, set/out. 1995.
OLIVEIRA, João B. A. e. Tecnologia educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 33, p.61-69, maio 1980.
QUARTIERO, Elisa M. Da Máquina de Ensinar à Máquina de Aprender: Pesquisas em Tecnologia Educacional. Vertentes, São João del Rei, v. 29, p.51-62, 2007.
ROBIN, Bernard. Digital Storytelling: A Powerful Technology Tool for the 21st Century Classroom. Theory Into Practice, Ohio, v. 47, p.220-228, 2008.
TAVARES, Débora P. O Storytelling como Estratégia na Representação do Conhecimento: Estudo de Caso das Hipermídias do Projeto e-Tec Idiomas. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto Federal Sul-riograndense, Pelotas, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifsul.edu.br/pergamum/anexos_sql_hom81/000024/0000248e.pdf. Acesso em: 16 out. 2016.
TAVARES, Débora P.; RIBEIRO, Luis O. M. O projeto e-Tec Idiomas: Storytelling como tecnologia educacional para EAD. In: I CIESUD - Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância / XII ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador: UNEAD - UNEB, Anais... 2015. v. 1. p. 332-346.
VOGLER, Christopher. The Writer’s Journey: Mythic Structure For Writers. Michael Wiese Productions, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Débora Pires Tavares, Luis Otoni Meireles Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.