Hipermídias no Projeto E-Tec Idiomas: Storytelling como Tecnologia Educacional

Autores

  • Débora Pires Tavares Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.161

Resumo

Narrativas são ferramentas comunicacionais históricas largamente difundidas no cenário contemporâneo, da mesma forma que o crescente desenvolvimento das tecnologias. Esses aspectos convergem ao âmbito educacional como estratégia no aprimoramento de processos didático-pedagógicos, como os desafios de representação do conhecimento. Contando histórias (storytelling) é possível criar uma ambiência multimídia representando uma estrutura reconhecível para auxiliar os estudantes no processo de reflexão, instigando a associação de ideias com experiências vividas de modo a estabelecer conexões que propiciam a aprendizagem. O projeto e-Tec Idiomas, cujo objetivo é o ensino de línguas na modalidade a
distância, configura-se como relevante objeto de análise, pois utiliza-se do storytelling no meio digital como essência de seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar o storytelling como tecnologia educacional, observando fundamentos teóricos das narrativas, aproximando-os ao projeto e-Tec Idiomas com um olhar acerca do potencial do storytelling na representação do conhecimento, de modo a identificar as suas possibilidades como estratégia relevante na Educação a Distância.

Downloads

Referências

ANJOS, Mauro Hallal et al. A produção de material didático para o programa e-tec idiomas sem fronteiras. In: JORNADA HISPÂNICA E II INTERNACIONAL DO IFRN, 5., 2012, Natal. Diáspora e diálogos interculturais, Anais... 2012.

CAETANO, Lélia. Referencial para design de infográficos digitais aplicáveis na educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas, 2014. Disponível em: http://biblioteca.ifsul.edu.br/pergamum/anexos_sql_hom81/000011/00001140.pdf. Acesso em: 16 out. 2016.

CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. California: New World, 2008.

GARCIA-LORENZO, L. Framing uncertainty: Narratives, change and digital technologies. Social Science Information, v.49, p. 329-350, 2010.

GRAVESTOCK, Phil; JENKINS, Martin. Digital storytelling and its pedagogical impact. In: MAYES, T. et al. Transforming higher education through technology-enhanced learning. York: The Higher Education Academy, 2009. p. 249-265.

JANUSZEWSKI, A.; MOLENDA, M. Educational technology: a definition with commentary. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008.

LAMBERT, Joe. The Digital Storytelling Cookbook. Berkeley: Digital Diner Press, 2010.

MAZZI, Ângela R. Tecnologia Educacional: pressupostos de uma abordagem crítica. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.10, n.39, p. 25-29, mar/abr. 1981.

MCSILL, James. Cinco lições de Storytelling: fatos, ficção e fantasia. São Paulo: DVS Editora, 2013.

MELO NETO, José A. de. Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto de ciberespaço. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2007.

MILLER, Carolyn. Digital Storytelling: a creator’s guide to interactive entertainment. Focal Press, 2008.

MORAN, José M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p.24-26, set/out. 1995.

OLIVEIRA, João B. A. e. Tecnologia educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 33, p.61-69, maio 1980.

QUARTIERO, Elisa M. Da Máquina de Ensinar à Máquina de Aprender: Pesquisas em Tecnologia Educacional. Vertentes, São João del Rei, v. 29, p.51-62, 2007.

ROBIN, Bernard. Digital Storytelling: A Powerful Technology Tool for the 21st Century Classroom. Theory Into Practice, Ohio, v. 47, p.220-228, 2008.

TAVARES, Débora P. O Storytelling como Estratégia na Representação do Conhecimento: Estudo de Caso das Hipermídias do Projeto e-Tec Idiomas. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto Federal Sul-riograndense, Pelotas, 2016. Disponível em: http://biblioteca.ifsul.edu.br/pergamum/anexos_sql_hom81/000024/0000248e.pdf. Acesso em: 16 out. 2016.

TAVARES, Débora P.; RIBEIRO, Luis O. M. O projeto e-Tec Idiomas: Storytelling como tecnologia educacional para EAD. In: I CIESUD - Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância / XII ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador: UNEAD - UNEB, Anais... 2015. v. 1. p. 332-346.

VOGLER, Christopher. The Writer’s Journey: Mythic Structure For Writers. Michael Wiese Productions, 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Tavares, D. P., & Ribeiro, L. O. M. (2016). Hipermídias no Projeto E-Tec Idiomas: Storytelling como Tecnologia Educacional. Revista De Informática Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol12n1.161

Edição

Seção

Artigos