MOBILE HQ: O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA MODALIDADE M-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.114Resumo
Com o impulso gradativo na busca por novos recursos pedagógicos, acompanhar e facilitar o processo de aprendizagem adaptando métodos educativos se torna interessante e motiva os estudantes de diferentes áreas, vindo a enriquecer seu processo de ensino/aprendizagem. A utilização do software ToonDoo busca, na criação de seus múltiplos cenários, uma forma divertida de desenvolver histórias para enriquecimento cultural e lazer. Sendo assim, o objetivo do trabalho é presentar uma aplicação de software, considerando seu acesso por meio de dispositivo móvel implementado na plataforma Android, com a interface MOTODEV, com plugins próprios dela e conceitos de M--learning.
Downloads
Referências
BAZZAN. T. et al. “Aprendizagem apoiada por Computador: Ensinando Geometria Plana através de Imagens Orbitais”. In: Revista RENOTE – XIX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: jul./2012, v.10, n.1.
BIM, S. A. “Obstáculos ao ensino dos métodos de avaliação da Engenharia Semiótica”. Tese de Doutorado em Informática. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2009.
FALKEMBACH, G. A. M.; HOPF, T.; ARAÚJO, F. V. de. “O Uso da Tecnologia X3D para o Desenvolvimento de Jogos Educacionais”. In: Revista RENOTE – X Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: dez./2007, v. 5, n.2.
FERREIRA, D. A. A. F. et al. “O uso do software educativo Navega Feliz na inclusão digital e no tratamento terapêutico de vítimas de escalpelamento atendidas pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará”. In: Revista RENOTE – XVIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: dez./2011, v. 9, n. 3.
FRANCISCATO, F. T. “ROAD: Repositório Semântico de Objetos de Aprendizagem pra Dispositivos Móveis”. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Maria, 2010.
HOUSTON, F. “Mudança causa dificuldade para autor”. Folha de São Paulo, Caderno Informática, pág. 4. São Paulo, 12 de jan, 2000b.
KOSCHEMBAR, C. V. “Mobile Learning: the next evolution”. Chief Learning Officer, February, 2005.
LEMOS, A.(org.) Cibercidade: A cidade da cibercultura. E-papers Serviços Editoriais, Rio de Janeiro − RJ, 2003.
LLIMA, M. S de. A corporação e as possibilidades dos quadrinhos brasileiros nos novos médios digitais de informação. In: Revista Temática, ano, VII, n. 07, julho, 2011.
MORAN, J. M. “Os novos espaços de atuação do educador para a inovação”. Inovação na Educação. In: Revista Aprendizagem, Paraná, IFPB, v.2 n.17, p. 62-63, março/abril, 2010.
MOZZAQUATRO, P. M. “Adaptação do Mobile Learning Engine Moodle (MLE MOODLE) aos Diferentes Estilos Cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa”. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informática. Santa Maria: UFSM, 2010.
MÜHLBEIER, A. R. K. et al. “eNIGMA e M-Learning: Jogo Educativo trabalhando p Raciocínio Lógico Através de Dispositivos Móveis”. 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital – SENID, Passo Fundo, 2011.
NBR ISO/IEC 9126-1: 2003. Tecnologia de informação: Engenharia de software – Qualidade de produto Parte 1: Modelo de qualidade. Esta norma cancela e substitui a NBR 13596. Julho 2003.
OLIVEIRA, L. C. de; MOZZAQUATRO, P. M. “Estudo sobre Cloud Computing: Um novo paradigma para E-Learning e M-Learning”. XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Universidade de Cruz Alta (Unicruz), 2011.
PRESSMAN, S. R. Engenharia do Software. Edição 5, São Paulo: McGraw-Hill, 2002.
TAROUCO, L. M. R. et al. “Objetos de Aprendizagem para M-Learning”. Florianópolis. Anais...SUCESU − Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2004.
RIBEIRO, P.; MEDINA, R. D. “Mobile Learning Engine Moodle (MLE – Moodle): das funcionalidades a validação em curso a distância utilizando dispositivos móveis”. In: Revista RENOTE – XIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: jul./2009, v. 7, n. 1.
SALABERRI, D. B. “Desenvolvimento de Aplicações Embarcadas com Android”. Trabalho de Conclusão de Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Pelotas (RS), 2011.
SILVA, M. C. da. “Mídias na educação: construindo histórias em quadrinhos a partir do software educativo Hagá-Quê”. Alagoas. Anais...V EPEAL – Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, 2010.
SPECKMANN, B. “The Android Mobile Platform”. Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação, Eastern Michigan University, Michigan – USA, 2008.
TELES, F. et al. “Um jogo educativo para formação do Psicólogo Escolar: elaboração de um dispositivo lúdico”. In: Revista RENOTE – XVIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: dez./2011, v. 1, n. 1.
WEISER, M. The Computer for the 21st Century. Scientific American, p. 94–104, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Andreia Andreia Rosangela Kessler Mühlbeier, Roseclea Duarte Medina, Leander Cordeiro de Oliveira, Patricia Mariotto Mozzaquatro, Rodrigo Couto Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.