Análise e desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.112Resumo
A tecnologia tem influenciado cada vez mais a área educacional, o ensino à distância é um exemplo disso. Este artigo apresenta um ambiente virtual de aprendizagem para disponibilizar conteúdos e tarefas de forma mais simples, possibilitando maior interação entre o professor e os alunos. O ambiente foi desenvolvido em ASP.NET (com a linguagem C#) e banco de dados Access, com base na análise dos ambientes Moodle, Teleduc e Net Aula, de onde foram retiradas as principais funcionalidades, mas sem as dificuldades existentes neles. Como resultados desse estudo, desenvolveu-se o sistema, possibilitando a disponibilização de conteúdos e tarefas de forma mais simples.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
BITTENCOURT, I. G.; BITTENCOURT, I. M.; SANTOS, C. N.; Usabilidade e os problemas do Moodle: o caso da Educação Universitária. 17° Congresso Internacional de Educação a Distância, 2011.
FERREIRA, Z. N.; MENDONCA, G. A. A.; MENDONCA, A. F. O perfil do aluno de educação à distância no ambiente Teleduc. Vision Vox, 2003.
GARCIA, C. M. A importância do software livre na educação à distância. Universidade, EAD e Software Livre, 2011.
LEITE, M. T. M. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. Oficina de capacitação docente no ambiente virtual Moodle, 2008.
LISBOA, R. P. et al. Uma investigação de problemas de Usabilidade, Comunicabilidade e Sociabilidade do Moodle que afetam os objetivos educativos pré-definidos para suas ferramentas colaborativas. Escola Regional de Informática: Ceará, Maranhão e Piauí, 2011.
LOTAR, A.. Como programar com ASP.NET e C#. 1° Ed. São Paulo. Novatec Editora. 2007.
MARTINS, J. G; CAMPESTRINI, B. B. Ambiente virtual de aprendizagem favorecendo o processo ensino-aprendizagem em disciplinas na modalidade de educação à distância no ensino superior. 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm#ambientes. Acesso em: 01 dez. 2011.
REVISTA EAD TUTOR. N1, dez. 2010.
RIBEIRO, E. N.; MENDONCA; G. A. A. e MENDONCA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Felipe Becker Nunes, Gleizer Bierhalz Voss, Fabrício Herpich, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Fernando Sarturi Prass

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.