Análise e desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n1.112Abstract
A tecnologia tem influenciado cada vez mais a área educacional, o ensino à distância é um exemplo disso. Este artigo apresenta um ambiente virtual de aprendizagem para disponibilizar conteúdos e tarefas de forma mais simples, possibilitando maior interação entre o professor e os alunos. O ambiente foi desenvolvido em ASP.NET (com a linguagem C#) e banco de dados Access, com base na análise dos ambientes Moodle, Teleduc e Net Aula, de onde foram retiradas as principais funcionalidades, mas sem as dificuldades existentes neles. Como resultados desse estudo, desenvolveu-se o sistema, possibilitando a disponibilização de conteúdos e tarefas de forma mais simples.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
BITTENCOURT, I. G.; BITTENCOURT, I. M.; SANTOS, C. N.; Usabilidade e os problemas do Moodle: o caso da Educação Universitária. 17º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2011.
FERREIRA, Z. N.; MENDONCA, G. A. A.; MENDONCA, A. F. O perfil do aluno de educação à distância no ambiente Teleduc. Vision Vox, 2003.
GARCIA, C. M. A importância do software livre na educação à distância. Universidade, EAD e Software Livre, 2011.
LEITE, M. T. M. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. Oficina de capacitação docente no ambiente virtual Moodle, 2008.
LISBOA, R. P. et al. Uma investigação de problemas de Usabilidade, Comunicabilidade e Sociabilidade do Moodle que afetam os objetivos educativos pré-definidos para suas ferramentas colaborativas. Escola Regional de Informática: Ceará, Maranhão e Piauí, 2011.
LOTAR, A.. Como programar com ASP.NET e C#. 1º Ed. São Paulo. Novatec Editora. 2007.
MARTINS, J. G; CAMPESTRINI, B. B. Ambiente virtual de aprendizagem favorecendo o processo ensino-aprendizagem em disciplinas na modalidade de educação à distância no ensino superior. 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm#ambientes. Acesso em: 01 dez. 2011.
REVISTA EAD TUTOR. N1, dez. 2010.
RIBEIRO, E. N.; MENDONCA; G. A. A. e MENDONCA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Felipe Becker Nunes, Gleizer Bierhalz Voss, Fabrício Herpich, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Fernando Sarturi Prass

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.