Metodologia para Mineração de Dados em Fóruns do Moodle: um estudo de caso para Gestão Educacional

Autores

  • Leandro A. Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.155

Resumo

O uso de redes sociais para divulgação de notícias e monitoração de opinião tem sido estratégico como tomada de decisões para as mais diversas áreas do conhecimento. Contudo, devido ao grande volume de publicações e interações em redes sociais, a extração de conhecimento não é uma tarefa trivial para ser feita por um humano e, por isso, técnicas de mineração de dados vêm sendo largamente utilizadas para essa finalidade. Este trabalho utiliza fóruns de discussões da ferramenta de apoio de ensino Moodle, considerado neste trabalho como uma pseudo rede social, e propõe uma metodologia que envolve agrupamento de dados, processamento de textos e técnicas de visualização de dados para extrair conhecimento das publicações do Fórum. A metodologia apresentada e os indicadores gerados podem ser facilmente aplicados para qualquer tipo de uso do fórum do Moodle como, por exemplo, em análise de aprendizagem. Neste trabalho será estudado um caso para o monitoramento e medida de qualidade da gestão educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Leandro A. Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Faculdade de Computação e Informática

Referências

AGARWAL, A.; XIE, Boyi; VOVSA, I.; PASSONNEAU, R. Sentiment Analysis of Twitter Data. Columbia University. In: WORKSHOP ON LANGUAGES IN SOCIAL MEDIA. Proceedings... Association for Computational Linguistics, pp. 30-38, 2011.

BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.

FACELI, K.; LORENA, A. C.; GAMA, J.; CARVALHO, A. C. P. L. F. Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizagem de Máquina. Rio de Janeiro: LCT, 2011.

FAYYAD, U.; PIATETSKI-SHAPIRO, G.; SMYTH, P. From Data Mining to Knowledge Discovery: An Overview. Advances in Knowledge Discovery and Data Mining, California. p. 1-34, 1996.

GÖKER, A.; DAVIES, J. Information retrieval: searching in the 21st century. Chichester, U.K.: John Wiley & Sons, Inc., p.6-7, 2009.

HAN, J.; KAMBER; M. Data Mining Concepts and Tecniques. 3. ed. San Francisco: Elsevier; Morgan Kaufmann, 2006.

JAIN, A. K.,; DUBES, R. C. Algorithms for clustering data. New Jersey: Prentice-Hall, 1988.

JAIN, A.K.; MURTY, M.N.; FLYNN, P.J. Data clustering: a review. ACM Comput Surv, New York, v. 31, n. 3, 264–323, 1999.

MOODLE. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. 2016. Disponível em: https://moodle.org/. Acesso em: 04 out. 2016.

RAPID MINER. Rapid Miner. 2016. Disponível em: https://rapidminer.com/. Acesso em: 04 out. 2016.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. São Paulo: Meridional, 2009.

ROMERO, C.; VENTURA, S. Educational data mining: a review of the state of the art. Systems, Man, and Cybernetics, Part C: Applications and Reviews, IEEE Transactions on, v. 40, n. 6, 601-618, 2010.

SILVA, L. A; PERES, S. M.; BOSCARIOLI, C. Introdução à Mineração de dados com aplicações em R. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.

SILVA, L. A; TRINDADE, D.; DE PAULA, C.; PINTO, S. N. Mineração de Dados em publicações de Fóruns de Discussões do Moodle como geração de Indicadores para aprimoramento da Gestão Educacional. In: WORKSHOP DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Anais... Trilha Mineração de Dados Educacionais, 1084-1093, 2015.

SILVA, L. A. Mineração de dados: uma abordagem introdutória e ilustrada. São Paulo: Editora Mackenzie (Coleção conexão inicial, v. 11), 2015.

SILVA, L. A.; SILVA, L. Fundamentos de Mineração de Dados Educacionais. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Anais... v. 3, n. 1, 2014.

TACHIZAWA, T.; DE ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1999.

TAN, P.N.; STEINBACH, M.; KUMAR, V. Introdução ao datamining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

TANAKA, V. R. D. S.; PESSONI, L. M. D. L. A gestão do ensino superior: o gestor e seu papel. In: SEMINÁRIO SOBRE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, Anais... v.1, n. 1, 2011.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008.

WITTEN, I. H.; FRANK, E.; MARK, A.; HALL. Data Mining: Practical machine learning tools and techniques. 2. ed. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Silva, L. A. (2016). Metodologia para Mineração de Dados em Fóruns do Moodle: um estudo de caso para Gestão Educacional. Revista De Informática Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.155

Edição

Seção

Artigos