CAPCOM – Construtor de Arquiteturas Pedagógicas para Dinâmicas Colaborativas com Dados Multimídia

Autores

  • Renan Freitas de Almeida IFES – Vitória – ES
  • Luiz Fernando Reinoso IFES
  • Orivaldo de Lira Tavares

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.149

Resumo

Esse artigo apresenta uma plataforma para configurar arquiteturas pedagógicas para promoção de dinâmicas colaborativas com uso de dados multimídia, denominada CAPCOM. Com a plataforma CAPCOM, o professor cria arquiteturas pedagógicas planejadas para auxiliar os estudantes a atingirem os objetivos de aprendizagem. Este artigo apresenta a concepção conceitual, o projeto, a implementação e uma análise do uso da plataforma CAPCOM.

Downloads

Biografia do Autor

Renan Freitas de Almeida, IFES – Vitória – ES

Diretoria de Tecnologia da Informação

Luiz Fernando Reinoso, IFES

Coordenadoria de Informática.

Orivaldo de Lira Tavares

Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI)

Referências

BERGAMI, W. V.; TAVARES, O. L. CriEduc - Sistema web de aprendizagem com tecnologias geoespaciais. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - TISE2015, 20., 2015, Santiago-Chile. Anais... Memorias del XX Congreso Internacional de Informática Educativa - TISE2015. Santiago, Chile: Universidad de Chile, v. 11, p. 315-322, 2015.

CARVALHO, M. J. S; NEVADO, R. A. D; MENEZES, C. S. D. Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: concepções e suporte telemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 16., 2005. Anais... v.1, p.362-372. 2005.

CASTRO, A.; MENEZES, C. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. (ed.). Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2011. p. 135-153.

CHAGAS, I. Trabalho em colaboração: condição necessária para a sustentabilidade de redes de aprendizagem. In MIGUÉNS, M. (Dir.). Redes de aprendizagem. Redes de conhecimento. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2002. p. 71 -82.

DILLENBOURG, P.; BAKER, M. J.; BLAYE, A.; O’MALLEY, C. The evolution of research on collaborative learning. In: SPADA, E.; REIMAN, P. (Ed.) Learning in Humans and Machine: Towards an interdisciplinary learning science. Oxford: Elsevier, 1996. p.189-211.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GIORDINA, A. C. C.; AUDINO, D. F.; CASSOL, R. Inserção do google earth no ensino de geografia. In: JORNADA DA EDUCAÇÃO, UNIFRA, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria-RS, 2006. Anais... Santa Maria-RS, p. 1-8, 2006.

PEI-LAN, L.; KAO, G.; Y-M.; LIN S. S.; SUN. C.-T. Impacts of geographical knowledge, spatial ability and environmental cognition on image searches supported by GIS software. Computers in Human Behavior, v. 25, p. 1270-1279, 2009.

LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A Aprendizagem Colaborativa na educação a distância on-line. In: EDUCARE – III CONGRESSO NACIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, 5., 2005. Anais... v. 12, 2005. p. 1-10.

MENEZES, C. S.; DE NEVADO, R. A.; DE CASTRO JR. A. N.; SANTOS, L. N. Morfeu multi-organizador flexível de espaços virtuais para apoiar a inovação pedagógica em ead. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2008. Anais… v. 1, 2008. P. 451–460.

OCEPEK, U.; BOSNIĆ, Z.; ŠERBEC, I. N.; RUGELJ, J. Exploring the relation between learning style models and preferred multimedia types. Computers & Education, v. 69, p. 343-355, 2013.

OLIVEIRA, A.; CORREIA, M. D. Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em alagoas. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, n. 6, v. 2, p. 163–190, 2013.

PEREIRA, B. C.; ALMEIDA, R.; TAVARES, O.; MENEZES, C. AM: Uma Plataforma Digital para Criação e Uso de Veículos de Comunicação Locativos para Atividades Pedagógicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2015. Anais... v. 26. n. 1, 2015.

PEREIRA, B. C. Aprendizagem em movimento - uma plataforma para a criação e uso de veículos de comunicação na realização de arquiteturas pedagógicas. Master’s thesis. Programa de pós-graduação em Informática da UFES, Vitória–ES, 2015.

PIMENTEL, M.; GEROSA, M.A.; FILIPPO, D.; RAPOSO, A.; FUKS, H.; LUCENA, C.J.P. Modelo 3C de Colaboração no Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS SBSC, 3., 2006. Natal-RN, 2006. Anais... Natal-RN, 2006, p. 58-67.

REINOSO, L. F.; TAVARES, O. de L. MVLIBRAS: ambiente digital para comunidades de aprendizagem com recursos inclusivos para surdos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 26., 2015, Maceió-Alagoas. Anais... Maceió-AL, 2015.

REINOSO, L. F. Uma Plataforma Para Construção e uso de Arquiteturas Pedagógicas Para Aprendizagem de LIBRAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Orivaldo de Lira Tavares, 2016.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, n. 10, v. 1, p. 133–147, 2004.

VIEIRA, R. R. M. Uma Arquitetura de Software para o MORFEU: Apoiando a Realização de Arquiteturas Pedagógicas em Espaços Virtuais Colaborativos. Master’s thesis, Programa de pós-graduação em Informática da UFES, Vitória-ES, 2011.

VIEIRA, R. R. M.; SANTOS, O. L.; RAFALSKI, J. P.; BADA, E. M.; SILVA, H. F. A.; MENEZES C. S. Coordenação nas atividades colaborativas em ambientes de aprendizagem - uma avaliação na implementação de arquiteturas pedagógicas. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, n. 9, 2011.

VIEIRA, R. R. M.; TAVARES, O. L. Modelo para descrição de espaços colaborativo: Apoiando a realização de Arquiteturas Pedagógicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC 2015). 12., 2015, Salvador - Ba. Anais... Salvador - Ba: Ufrgs, 2015. Disponível em: https://www.ufrgs.br/sghud/wp-content/uploads/2015/11/26_SBSC2015_Vieira1.pdf. Acesso em: 07 nov. 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-18

Como Citar

Almeida, R. F. de, Reinoso, L. F., & Tavares, O. de L. (2016). CAPCOM – Construtor de Arquiteturas Pedagógicas para Dinâmicas Colaborativas com Dados Multimídia. Revista De Informática Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.149

Edição

Seção

Artigos