A informática para o ensino-aprendizagem coletivo de instrumentos musicais no Ensino Médio: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n1.142%20Resumo
Este artigo descreve um relato de experiência em aulas de Música auxiliada por vídeos. Esses vídeos contêm o passo a passo para o aprendizado de um instrumento musical em uma determinada música. O relato conta como foi realizada a proposta pedagógicomusical, cujo objetivo foi o ensino coletivo de instrumento musical em grupo, com alunos do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Da experiência são ressaltados aspectos da pedagogia de parceria, na qual o aluno passa a ter o papel do professor, vai em busca da sua autonomia no aprendizado, e também dos caminhos metodológicos para o professor de Música que atua no contexto escolar. Os resultados destacam a aprendizagem com os pares, ou seja, os alunos aprendem e ensinam entre si.
Os alunos que assumem a liderança são aqueles que se tornam modelos para os demais, pois mostram como executar a música no instrumento, corrigem erros e sugerem caminhos para aqueles que experimentam pela primeira vez a prática musical via instrumentos musicais e canto. A inversão dos papéis entre professores e alunos e a formação continuada de professores de Música via tecnologias da informação e da comunicação são os aspectos relevantes que ressaltam deste relato de experiência.
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