Benefícios da Computação Pervasiva na Educação e mobUS, Um Sistema Móvel no Auxílio à Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.128Resumo
A computação móvel vem ganhando maior destaque no cenário tecnológico, tornando-se uma tecnologia acessível, deste modo,
diversos setores podem ser beneficiados, pois essa tecnologia permite a criação de cenários ubíquos. Este artigo tem como objetivo mostrar que o uso dos tablets, smartphones e pda’s em sala de aula pode ser benéfico por meio da computação sensível ao contexto.
Downloads
Referências
BURREL, J.; GAY, G. K. . E-graffiti: evaluating realworld use of a context-aware system. Interacting with Computers, 14(4):301 – 312, 2002.
CHIA, Y. et al. Context-aware mobile learning with a semantic service-oriented infrastructure. In Advanced Information Networking and Applications (WAINA), 2011 IEEE Workshops of International Conference on, pages 896-901.
DE SÁ, M. P. Conbus: Uma plataforma de middleware de integração de sensores para o desenvolvimento de aplicações móveis sensíveis ao contexto. 2010 (Tese de Mestrado), Universidade Federal de Goiás.
GU, T.; PUNG, H. K.; ZHANG, D. Q. . A serviceoriented middleware for building context-aware services. Journal of Network and Computer Applications, 28(1):1 – 18, 2005.
M. COURANT, S.; LE PEUTREC, S. M.; HIRSBRUNNER, B. Architecture for a fulldynamical interaction in pervasive computing. In HumanComputer Interaction Theory and Practice Part II – Proceedings of HCI International 2003, Vol. 2, pages 38-42. Lawrence Erlbaum Associates.
RAENTO, M. et al.. Contextphone: a prototyping platform for context-aware mobile applications. Pervasive Computing, IEEE, 2005, 4(2):51 – 59.
SHENG, Q. Z.; BENATALLAH, B. Contextuml: A uml-based modeling language for model-driven development of context-aware web services development. In Proceedings of the International Conference on Mobile Business, ICMB ’05, pages 206-212, 2005, Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.
Syvanen, A. et al. Supporting pervasive learning environments: adaptability and context awareness in mobile learning. In Wireless and Mobile Technologies in Education, 2005. WMTE 2005. IEEE International Workshop on, page 3 pp.
WANG, C. S.; WANG, Y. H. Design of an soabased ubiquitous learning environment. In Granular Computing (GrC), 2011 IEEE International Conference on, pages 697-702.
WEISER, M. The Computer for the 21st Century. Scientific American, (Communications, Computers, and Network), 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ricardo B. D. d’ Oliveira, Diego P. Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.