Benefícios da Computação Pervasiva na Educação e mobUS, Um Sistema Móvel no Auxílio à Aprendizagem

Autores

  • Ricardo B. D. d’ Oliveira Universidade Salvador
  • Diego P. Costa

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.128

Resumo

A computação móvel vem ganhando maior destaque no cenário tecnológico, tornando-se uma tecnologia acessível, deste modo,
diversos setores podem ser beneficiados, pois essa tecnologia permite a criação de cenários ubíquos. Este artigo tem como objetivo mostrar que o uso dos tablets, smartphones e pda’s em sala de aula pode ser benéfico por meio da computação sensível ao contexto.

Downloads

Referências

BURREL, J.; GAY, G. K. . E-graffiti: evaluating realworld use of a context-aware system. Interacting with Computers, 14(4):301 – 312, 2002.

CHIA, Y. et al. Context-aware mobile learning with a semantic service-oriented infrastructure. In Advanced Information Networking and Applications (WAINA), 2011 IEEE Workshops of International Conference on, pages 896-901.

DE SÁ, M. P. Conbus: Uma plataforma de middleware de integração de sensores para o desenvolvimento de aplicações móveis sensíveis ao contexto. 2010 (Tese de Mestrado), Universidade Federal de Goiás.

GU, T.; PUNG, H. K.; ZHANG, D. Q. . A serviceoriented middleware for building context-aware services. Journal of Network and Computer Applications, 28(1):1 – 18, 2005.

M. COURANT, S.; LE PEUTREC, S. M.; HIRSBRUNNER, B. Architecture for a fulldynamical interaction in pervasive computing. In HumanComputer Interaction Theory and Practice Part II – Proceedings of HCI International 2003, Vol. 2, pages 38-42. Lawrence Erlbaum Associates.

RAENTO, M. et al.. Contextphone: a prototyping platform for context-aware mobile applications. Pervasive Computing, IEEE, 2005, 4(2):51 – 59.

SHENG, Q. Z.; BENATALLAH, B. Contextuml: A uml-based modeling language for model-driven development of context-aware web services development. In Proceedings of the International Conference on Mobile Business, ICMB ’05, pages 206-212, 2005, Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

Syvanen, A. et al. Supporting pervasive learning environments: adaptability and context awareness in mobile learning. In Wireless and Mobile Technologies in Education, 2005. WMTE 2005. IEEE International Workshop on, page 3 pp.

WANG, C. S.; WANG, Y. H. Design of an soabased ubiquitous learning environment. In Granular Computing (GrC), 2011 IEEE International Conference on, pages 697-702.

WEISER, M. The Computer for the 21st Century. Scientific American, (Communications, Computers, and Network), 1991.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Oliveira, R. B. D. d’, & Costa, D. P. (2015). Benefícios da Computação Pervasiva na Educação e mobUS, Um Sistema Móvel no Auxílio à Aprendizagem. Revista De Informática Aplicada, 10(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.128

Edição

Seção

Artigos