Um Ambiente Multiagente para Recomendação Personalizada de Conteúdos no Contexto de um Museu Virtual Tridimensional
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.127Resumo
Ambientes virtuais em 3D proporcionam uma grande riqueza de detalhes, sensação de imersão e interação com diversas funcionalidades. Um museu virtual, a partir de sua plataforma virtual em 3D e dos recursos que pode oferecer, funciona como uma ferramenta educacional eficiente, pois disponibiliza informação aos seus visitantes de forma simples e de fácil compreensão. No entanto, uma limitação do uso de museus virtuais para aprendizagem é que esses ambientes não levam em consideração características individuais e contextuais dos visitantes, limitando sua experiência de aprendizagem. Assim, este artigo apresenta um museu virtual em 3D, denominado Musert, que tem como diferencial a recomendação personalizada de conteúdo. Para isso, utiliza
ontologias juntamente com agentes inteligentes para realizar a recomendação personalizada de conteúdo de
maneira satisfatória.
Downloads
Referências
BAHIREY, M. H. “Quality of collaborative and individual learning in virtuallearning environments”, In Second International Conference on E-Learning and E-Teaching (ICELET), 2010, p. 33-39.
BARTH, F. J. “Modelando o perfil do usuário para a construção de sistemas de recomendação: um estudo teórico e estado da arte” In Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 6, 2010, p. 59-71.
BHATIA, C. S.; JAIN, S. “Semantic Web Mining: Using Ontology Learning and Grammatical Rule Inference Technique”, In: International Conference on Process Automation, Control and Computing (PACC), 2011, p. 1-6.
BLENDER. “Free open source 3D content creation suite”, Disponível em: http://www.blender.org.br. Acesso em 2012.
CHENGWEI, Y. et al. “An Approach ofPersonalized 3D Scene Customization Based on Multimedia Resources” In International Conference on Multimedia and Signal Processing (CMSP), 2011, p. 131-135.
DUNG, P. Q.; FLOREA, A. M. “An Architecture and a Domain Ontology for Personalized Multi-agent e-Learning Systems”, In Third International Conference on Knowledge and Systems Engineering (KSE), 2011, p. 181-185.
FALCÃO, E. L.; MACHADO, L. S. “Museu 3I: Publicação e Visitação Online de Acervos Tridimensionais”, 2010.
FONSECA, F. T.; EGENHOFER, M. J. “Ontology-driven geographic informationsystems”. In Proceedings of the 7th ACM International Symposium on Advances in Geographic Information Systems (GIS ‘99), 1999.
GUIDI, G. et al. “A Virtual Museum for Design: New forms of interactive fruition”, In 16th International Conference on Virtual Systems and Multimedia (VSMM), 2010, p. 242-249.
JADE “Java development framework: an open-source platform for peer-to-peeragent based applications”. Disponível em: http://jade.tilab.com. Acesso em 2012.
JIANG, X.; LIU, C.; CHEN, L. “Implementation of a project-based 3D virtual learning environment for English language learning”, In 2nd International Conference on Education Technology and Computer (ICETC), v. 3, 2010, p. V3-281-V3-284.
Jun, J. Z. & Bin, W. Z. (2011) “Ideas transforming in the public arts education of virtual museum”, In 6th International Conference on Computer Science & Education (ICCSE), p. 649-653.
Lesser, V. R. (1999) “Cooperative multiagent systems: a personal view of the state of the art”, In IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, v. 11, n. 1, p. 133-142.
Moura, Í. B. G., Lima, J. D., Mendes Neto F. M., Sousa, P. S. M. (2012) “MUSERT: Um Museu Virtual em 3D para a Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Semiárido Brasileiro”, In Anais da V Escola Regional de Computação dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI).
PONTES, A. A. (2010) “Uma Arquitetura de Agentes para Suporte a Colaboração na Aprendizagem Baseada em Problemas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, Dissertação (Mestrado) Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, Mossoró-RN.
Prado, S. (2004) “Um experimento no uso de ontologias para reforço da aprendizagem em educação à distância”, São Paulo: Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2004.
Primo, T. T., Vicari, R. M, Silva, J. M. C. da (2010) “Rumo ao Uso de Metadados Educacionais em Sistemas de Recomendação”, In Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, João Pessoa, PB.
Qu, L., Wang, N. e Johnson, W. L. (2004) “Choosing When to Interact with Learners”, In Proceedings of the 9th international Conference on Intelligent User Interfaces.
Rani, S., Ashok, M. e Palanivel, K. (2009) “Adaptive content for personalized e-learning using web service and semantic web”, In. International Conference on Intelligent Agent Multi-Agent Systems (IAMA 2009), p. 1-4.
Reis, L. P. (2003) “Coordenação em Sistemas Multi-Agente: Aplicações na Gestão Universitária e Futebol Robótico”. PhD Thesis, FEUP.
Russell, R. & Norvig, P. (2003) “Artificial Intelligence, A Modern Approach 2nd Edition”, Prentice Hall.
Rivic, S. & Sadak A. (2011), “Multimedia Techniques in Virtual Museum Applications in Bosnia and Herzegovina”, In International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), p. 1-4.
Saleeb, N. & Dafoulas, G. (2010) “Pedagogical immigration to 3D virtual worlds: Acritical review of underlying themes and their concepts”, In International Conference on Information Society (i-Society), p. 401-409.
Silva, L. C. N. da, Mendes Neto, F. M. e Jácome Júnior, L. (2011) “MobiLE: Um ambiente Multiagente de Aprendizagem Móvel para Apoiar a Recomendação Sensível ao Contexto de Objetos de Aprendizagem”, Artigo Completo, In Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, Aracaju, SE.
Soares, I. J. A., Silva, L., Bellon, O. R. P. e Vrubel, A. (2009) “3D Virtual Museum for Digital TV”, In WebMedia ’09, Fortaleza, CE.
Soliman, M. & Guetl, C. (2010) “Intelligent Pedagogical Agents in immersive virtuallearning environments: A review”, In Proceedings of the 33rd International Convention, MIPRO, p. 827-832.
Soliman, M. & Guetl, C. L. (2011) “Evaluation of intelligent agent frameworks for human learning” In 14th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), p191-194.
Xj3D (2012). Disponível em: http://www.xj3d.org.
X3D (2012). Disponível em:http://www.web3d.org/x3d/
Zeb, M. A. & Fasli, M. (2011) “Adaptive user profiling for devianting user interests” In: 3rd Computer Science and Electronic Engineering Conference (CEEC), p. 65-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Íthalo Bruno Grigório de Moura, Francisco Milton Mendes Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.