Vírion - Jogo Educacional Desenvolvido por Alunos de Nível Médio

Autores

  • Dyego Carlos Sales de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Tancicleide Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Juanna Pessoa Galdino Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Peres

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.126

Resumo

Este artigo descreve o projeto de desenvolvimento de um jogo educativo baseado em metodologias participativas, pelas quais estudantes da rede pública de ensino médio idealizam, projetam e desenvolvem protótipos de um jogo sobre Sistema Imunológico e vírus da Dengue. O objetivo da pesquisa é verificar os impactos do processo sobre a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Referências

ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BARBOSA, S. D. J. Programação via Interface. Tese de doutorado, Departamento de Informática, PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil. Maio de 1999.

CARNAVAL, J. O., ALMEIDA, M. I. M. Aspectos hematológicos e sorológicos da Dengue na região do grande Recife. Recife, 2002.

HUTCHINS, E. (1990). The social organization of distributed cognition. In: Levine, J.M. e Teasley, S. D. (Eds) Perspectives on socially shared cognition. Washington, DC: American Psychological Association.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MEIRA, L., NEVES, A., RAMALHO, G. Lan House na escola: uma olimpíada de jogos digitais e educação. VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro, RJ.

NIELSEN, J. Usability Engineering. Morgan Kaufmann. 1993.

PEREIRA, P.F. et al. Considerações para jogos de ação tipo plataforma com base nas experiências do desenvolvimento do jogo Contra Dengue. X Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Salvador, BA.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB University Press, 9(5)

ROITT, I. M., DELVES, P. J. Fundamentos de imunologia. 10.ed. Rio de Janeiro; Buenos Aires, Argentina: Guanabara Koogan; Panamericana, 2004.

DE SOUZA, C. S., BARBOSA, S. D. J., DA SILVA, S. R. P. Semiotic Engineering Principles for Evaluating End-user Programming Environments, Interacting with Computers, 13-4, pp. 467-495. Elsevier. 2001.

SUSCHMAN, L. Plans and situated actions: The problem of human-machine communication. Cambridge University Press.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROGERS, Y., SHARP, H., PREECE, J. Interaction Design - Beyond human-computer interaction Wiley, 2002.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Morais, D. C. S. de, Gomes, T., Galdino, J. P., & Peres, F. (2015). Vírion - Jogo Educacional Desenvolvido por Alunos de Nível Médio. Revista De Informática Aplicada, 10(2). https://doi.org/10.13037/ria.vol10n2.126

Edição

Seção

Artigos