Avaliação de Políticas de Aprendizagem por Reforço para Modelagem Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem: Uma Análise Experimental
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.106Resumo
Um grande número de estudos atesta que a aprendizagem é facilitada se as estratégias de ensino estiverem de acordo com os estilos de aprendizagem do estudante, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz, e melhorando o seu desempenho. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma abordagem automática e dinâmica para modelagem de estilos de aprendizagem com base em aprendizagem por reforço. Três estratégias de aprendizagem diferentes são propostas e testadas por meio de experimentos. Os resultados obtidos são apresentados e discutidos, indicando a estratégia mais eficiente.Downloads
Referências
CARMONA, C.; CASTILLO, G. Designing a Dynamic Bayesian Network for Modeling Students Learning Styles. In Eighth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, p. 346–350, 2008.
DANINE, A.; LEFEBVRE, B.; MAYERS, A.. Tides-using bayesian networks for student modeling. In: Proceedings of the Sixth International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’06). IEEE Computer Society, 2006.
FELDER, R.; SILVERMAN, L. Learning and teaching styles in engineering education. Journal of Engineering education, 78(7):674–681, 1988.
FELDER, R.; SPURLIN, J. Applications, reliability and validity of the index of learning styles. International Journal of Engineering Education, 21(1):103–112, 2005.
GARCÍA P. et al.. Evaluating Bayesian networks’ precision for detecting students’ learning styles. Computers & Education, 49(3):794–808, 2007.
GIRAFFA, L. . Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação, 1999.
GRAF, S.; KINSHUK. Advanced Adaptivity in Learning Management Systems by Considering Learning Styles. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology-Volume 03, p. 235–238, 2009. IEEE Computer Society.
GRAF, S.; KINSHUK; LIU, T. . Supporting teachers in identifying students’ learning styles in learning management systems: An automatic student modelling approach. Journal of Educational Technology & Society, 12(4):3–14, 2009.
GRAF, S.; LIN, T. Analysing the Relationship between Learning Styles and Cognitive Traits. In Advanced Learning Technologies, 2007. ICALT 2007. Seventh IEEE International Conference, p. 235–239. IEEE.
GRAF, S.; LIU, T. Identifying Learning Styles in Learning Management Systems by Using Indications from Students’ Behaviour. In: Advanced Learning Technologies, 2008. ICALT’08. Eighth IEEE International Conference, p. 482–486. IEEE, 2008.
GRAF, S.; LIU, T. C.; KINSHIK. Interactions Between Students Learning Styles, Achievement and Behaviour in Mismatched Courses. In: Proceedings of the International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age (CELDA 2008), p. 223–230. IADIS International Conference.
GRAF, S.; VIOLA, S. Automatic student modelling for detecting learning style preferences in learning management systems. Citeseer, 2009.
KINSHUK; LIU, T.; GRAF, S. Coping with Mismatched Courses: Students’ behaviour and performance in courses mismatched to their learning styles. Educational Technology Research and Development, 57(6):739–752, 2009.
LIMONGELLI, C.; et al. Adaptive learning with the LS-plan system: a field evaluation. IEEE Transactions on Learning Technologies, p. 203–215, 2009.
MARZANO, R.; KENDALL, J. The new taxonomy of educational objectives. Corwin Pr, 2007.
MESSICK, S. Personal styles and educational options. Individuality in learning, p. 327–368, 1976.
Moodle (2010). http://www.moodle.org/.
PRICE, L. Individual differences in learning: Cognitive control, cognitive style, and learning style. Educational Psychology, 24(5):681–698, 2004.
ROBERTS, M.; ERDOS, G. Strategy selection and metacognition. Educational Psychology, 13(3):259–266, 1993.
SUTTON, R.; BARTO, A. Reinforcement learning: An introduction, volume 116. Cambridge Univ Press, 1998.
VILLAVERDE, J.; GODOY, D.; AMANDI, A. Learning Styles’ Recognition in elearning Environments with Feed-Forward Neural Networks. Journal of Computer Assisted Learning, vl. 22(3):197–206, 2006.
ZATARAIN-CABADA, R.; et al. A Kohonen Network for Modeling Students’ Learning Styles in Web 2.0 Collaborative Learning Systems. MICAI 2009: Advances in Artificial Intelligence, p. 512–520, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fabiano A. Dorça, Luciano V. Lima, Márcia A. Fernandes, Carlos R. Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.