Um Modelo de Ferramenta Computacional Aplicada ao Processo de Aprendizagem Especial: As Tecnologias Assistivas
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n2.102Resumo
O objetivo das Tecnologias Assistivas é proporcionar às pessoas com deficiência melhor qualidade de vida, mais independência e inclusão social com maior mobilidade, mais comunicação, melhor aprendizado, integração familiar e social. Este artigo apresenta algumas ações que vêm sendo desenvolvidas, de modo que a educação e a tecnologia possam ajudar no desenvolvimento sustentável desses indivíduos.
Downloads
Referências
BARWALDT, R. Uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese (Doutorado em Informática em Educação) – PGIE/UFRGS, Porto Alegre, 2009.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ministério da Educação. Ensaios pedagógicos do III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. Seesp, brasília, 2006, pag. 89-93. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf. Acesso em: 14 abr. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GODINHO, F. On line: internet para necessidades especiais, 1999. Disponível em: http://www.acessibilidade.net/web/ine/livro.html (Acesso em: 30 abr. 2012).
HOGETOP, L.; SANTAROSA, L. M. C. Tecnologias Assistivas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS, Porto Alegre, Vol. 5, n.2 (nov/2002), p. 103-117.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos I. Costa. Ed. 34. 1ª edição. São Paulo, 1999.
ONU – Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.
PASSERINO, L. M. Pessoas com autismo em ambientes digitais de aprendizagem: estudo dos processos de interação social e mediação. Porto alegre, 2005. 315 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – PGIE/UFRGS, Porto Alegre, 2005.
RIBAS, J. B. C. O que são pessoas deficientes. 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1998. (Coleção Primeiros Passos).
SANTAROSA, L. M. C.; PASSERINO, L. M.; Dias, C. de O. Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs. Renote: revista novas tecnologias na educação, v. 5, n. 1, p. 1-11, jul.2007.
SOUZA, A. P. Ambientes Virtuais Acessíveis sob a Perspectiva de Usuários com Limitação Visual. Tese (Doutorado em Informática em Educação) – PGIE/UFRGS, Porto Alegre, 2008.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Senac, 2006.
W3C – World Wide Web Corsortium. Disponível em: http://www.w3.org/. Acesso em: 30 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dinarte M. da Luz Junior, Marcus Guimaraes, Diana F. Adamatti, Regina Barwaldt, Carla de Felippe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.