PROPOSTA PARA A MODELAGEM DE USUÁRIOS EM SISTEMAS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA NO AMBIENTE E-BUSINESS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol2n1.291Palavras-chave:
hipermídia adaptativa, modelo de usuário, apresentação adaptativa, navegação adaptativa, e-business, e-commerce, e-CRM, data warehouse, data miningResumo
A Hipermídia Adaptativa (HA) é a área da ciência da computação que está focada no desenvolvimento e pesquisa de sistemas e aplicações que atendam as necessidades de um usuário em particular, levando em consideração as suas características. Dessa forma, a HA baseia-se na construção de um modelo de usuário ao qual o sistema deve ser capaz de adaptar-se constantemente. Este trabalho pretende abordar alguns conceitos de HA e as técnicas utilizadas para a construção dos modelos de usuários, propondo a sua utilização como o canal de comunicação entre a empresa e seus clientes em ambiente e-business.Downloads
Referências
BRUSILOVSKI, P. Methods and techniques of adaptive hypermedia. User modeling and user adapted interaction, 1996.
____________. Adaptive hypermedia. User modeling and user adapted interaction, 2001.
BRUSILOVSKI P.; PESIN. ISIS-Tutor: an adaptive hypertext learning environment. Symposium on knowledge-based software engineering, Russia, 1994.
CARDOSO, M. S.; GONÇALVES, C. F. CRM em ambiente e-business: como se relacionar com clientes, aplicando novos recursos da web. São Paulo, 2001.
ETGES, S. J.; WALSLAWICK, R. S.; BORGES, P. S. S. Regras de adaptação baseadas na navegação do usuário em sistemas de hipermídia adaptativa, 2002
FLINK, J.; KOBSA, A. A review and analysis of commercial. User modeling servers for personalization on the world wide web, 2000.
FRANCO JR. C. F. E-business: tecnologia da informação e negócios na internet. São Paulo, 2001.
GILBERT, J. E.; HAN, C. Y. Adapting instruction to accommodate learning style. Word conference of the www and internet, Honolulu,1999.
KOBSA, A. User modeling in dialog systems. Potentials and hazards, 1990.
_______. Generic user modeling systems. User modeling and user adapted interaction. Amsterdam, 2001.
KOBSA, A.; KOENEMANN, J. Personalised hypermedia presentation techniques for improving online customer relationships, 2001.
PALAZZO,L.A.M. Sistemas de hipermídia adaptativa. Caderno de publicações da SBC, 2002.
ZUKERMAN, I.; ALBRECHT, D.W. Evaluation methods for learning about users, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fábio Siqueira Netto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.