Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2750Palavras-chave:
Disciplinas de programação, Professor, Ensino, MoodleResumo
Disciplinas de programação exigem um grande envolvimento do professor que, muitas vezes, não consegue realizarum acompanhamento eficiente do aluno. A longa espera do aluno para tirar dúvidas ou para apresentar seus resultadossão elementos que podem contribuir para sua desmotivação. Devido à sobrecarga de atividades do professor, o usode ferramentas automatizadas de apoio ao acompanhamento se torna uma boa alternativa. Dessa maneira, visando acontribuir com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em disciplinas de programação, este artigo propõea automatização do processo de elaboração, submissão de atividades práticas de programação e de suas avaliações,com base em um processo semelhante ao adotado em maratonas de programação, apresentando um ambiente que,integrado ao Moodle, apoie o ensino de programação, tanto presencialmente como à distância.Downloads
Referências
[1] TAKAHASHI, F. Matemática e ciências da computação têm alta taxa de abandono. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u546576.shtml. Acesso em: mar. 2014.
[2] FERRADIN, M; STEPHANI, S. L. Ferramenta para o ensino de programação via Internet. In: Anais do I Congresso Sul Catarinense de Computação, Criciúma, 2005.
[3] PRIOR, J. C. Online assessment of SQL query formulation skills. In Anais do V Australasian Conference on Computing Education, Adelaide, p. 247-256, 2003.
[4] MOREIRA, M. P; FAVERO, E. L. Um Ambiente Para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios. In: Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Belém, p. 429-438, 2009.
[5] KURNIA, A; LIM, A.; CHEANG, B. Online Judge. Computer & Education, 36(4):299-315, 2001.
[6] S, C. P; FERREIRA, C. E. BOCA: Um sistema de apoio para competições de programação. In: Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Salvador, 2004.
[7] KUMAR S; GANKOTIYA, A. K; DUTTA, K. A Comparative Study of Moodle with other e-Learning Systems. In: Anais do III International Conference on Eletronics Computer Technology, Kanyakumari, p. 414-418, 2011.
[8] FRANÇA, A. B. Sistema de apoio a atividades de laboratório de programação com suporte ao balanceamento de carga e controle de plágio. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, mar. 2012.
[9] SIROTHEAU, S et al. Aprendizagem de iniciantes em algoritmos e programação: foco nas competências de autoavaliação. In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Aracaju, p. 750-759, 2011.
[10] MOTA, M. P; PEREIRA, L. W. K; FAVERO, E. L. JavaTool: Uma Ferramenta Para Ensino de Programação. In: Anais do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2008.
[11] SOUZA, D. M; MALDONADO, J. C; BARBOSA, E. F. Aspectos de Desenvolvimento e Evolução de um Ambiente de Apoio ao Ensino de Programação e Teste de Software. In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro, 2012.
[12] SOUZA, D. M; MALDONADO, J. C; BARBOSA, E. F. ProgTest: An environment for the submission and evaluation of programming assignments based on testing activities. In: Anais do XXIV Conference on Software Engineering Education and Training, Honolulu, 2011.
[13] MARTINS, C; GIRAFFA, L. M. M. Capacit@ndo: uma proposta de formação docente utilizando o Moodle. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1):1-8, 2008.
[14] SPHERE RESEARCH LABS. SPOJ Brasil. http://br.spoj.com/, mar. 2014.
[15] UNIVERSIDAD DE VALLALOLID. UVA Online Judge. Disponível em: http://uva.onlinejudge.org/. Acesso em: mar. 2014.
[16] IHANTOLA, P et al. Review of recent systems for automatic assessment of programming assignments. In: Anais do X Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli, 2010.
[17] CARTER, J et al. ITICSE working group report: How shall we assess this?. SIGCSE Bulletin, 35(4):107-123, 2003.
[18] CHAVES, J. O. M. et al. Uma Ferramenta Baseada em Juízes Online para Apoio às Atividades de Programação de Computadores no Moodle. Revista Novas Tecnologias na Educação, 11(3):1-8, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 José Osvaldo Chaves, Angélica Castro, Rommel Lima, marcos Vinicius Lima, Karl Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.