Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação

Autores

  • José Osvaldo Chaves LABSIM - PPgCC - UFERSA
  • Angélica Castro LABSIM - PPgCC - UFERSA
  • Rommel Lima LORDI - PPgCC
  • marcos Vinicius Lima LORDI - PPgCC
  • Karl Ferreira LORDI - PPgCC

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2750

Palavras-chave:

Disciplinas de programação, Professor, Ensino, Moodle

Resumo

Disciplinas de programação exigem um grande envolvimento do professor que, muitas vezes, não consegue realizarum acompanhamento eficiente do aluno. A longa espera do aluno para tirar dúvidas ou para apresentar seus resultadossão elementos que podem contribuir para sua desmotivação. Devido à sobrecarga de atividades do professor, o usode ferramentas automatizadas de apoio ao acompanhamento se torna uma boa alternativa. Dessa maneira, visando acontribuir com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em disciplinas de programação, este artigo propõea automatização do processo de elaboração, submissão de atividades práticas de programação e de suas avaliações,com base em um processo semelhante ao adotado em maratonas de programação, apresentando um ambiente que,integrado ao Moodle, apoie o ensino de programação, tanto presencialmente como à distância.

Downloads

Biografia do Autor

José Osvaldo Chaves, LABSIM - PPgCC - UFERSA

LABSIM - PPgCC - UFERSA

Angélica Castro, LABSIM - PPgCC - UFERSA

LABSIM - PPgCC - UFERSA

Rommel Lima, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

marcos Vinicius Lima, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

Karl Ferreira, LORDI - PPgCC

LORDI - PPgCC

Referências

[1] TAKAHASHI, F. Matemática e ciências da computação têm alta taxa de abandono. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u546576.shtml. Acesso em: mar. 2014.

[2] FERRADIN, M; STEPHANI, S. L. Ferramenta para o ensino de programação via Internet. In: Anais do I Congresso Sul Catarinense de Computação, Criciúma, 2005.

[3] PRIOR, J. C. Online assessment of SQL query formulation skills. In Anais do V Australasian Conference on Computing Education, Adelaide, p. 247-256, 2003.

[4] MOREIRA, M. P; FAVERO, E. L. Um Ambiente Para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios. In: Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Belém, p. 429-438, 2009.

[5] KURNIA, A; LIM, A.; CHEANG, B. Online Judge. Computer & Education, 36(4):299-315, 2001.

[6] S, C. P; FERREIRA, C. E. BOCA: Um sistema de apoio para competições de programação. In: Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Salvador, 2004.

[7] KUMAR S; GANKOTIYA, A. K; DUTTA, K. A Comparative Study of Moodle with other e-Learning Systems. In: Anais do III International Conference on Eletronics Computer Technology, Kanyakumari, p. 414-418, 2011.

[8] FRANÇA, A. B. Sistema de apoio a atividades de laboratório de programação com suporte ao balanceamento de carga e controle de plágio. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, mar. 2012.

[9] SIROTHEAU, S et al. Aprendizagem de iniciantes em algoritmos e programação: foco nas competências de autoavaliação. In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Aracaju, p. 750-759, 2011.

[10] MOTA, M. P; PEREIRA, L. W. K; FAVERO, E. L. JavaTool: Uma Ferramenta Para Ensino de Programação. In: Anais do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2008.

[11] SOUZA, D. M; MALDONADO, J. C; BARBOSA, E. F. Aspectos de Desenvolvimento e Evolução de um Ambiente de Apoio ao Ensino de Programação e Teste de Software. In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro, 2012.

[12] SOUZA, D. M; MALDONADO, J. C; BARBOSA, E. F. ProgTest: An environment for the submission and evaluation of programming assignments based on testing activities. In: Anais do XXIV Conference on Software Engineering Education and Training, Honolulu, 2011.

[13] MARTINS, C; GIRAFFA, L. M. M. Capacit@ndo: uma proposta de formação docente utilizando o Moodle. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1):1-8, 2008.

[14] SPHERE RESEARCH LABS. SPOJ Brasil. http://br.spoj.com/, mar. 2014.

[15] UNIVERSIDAD DE VALLALOLID. UVA Online Judge. Disponível em: http://uva.onlinejudge.org/. Acesso em: mar. 2014.

[16] IHANTOLA, P et al. Review of recent systems for automatic assessment of programming assignments. In: Anais do X Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli, 2010.

[17] CARTER, J et al. ITICSE working group report: How shall we assess this?. SIGCSE Bulletin, 35(4):107-123, 2003.

[18] CHAVES, J. O. M. et al. Uma Ferramenta Baseada em Juízes Online para Apoio às Atividades de Programação de Computadores no Moodle. Revista Novas Tecnologias na Educação, 11(3):1-8, 2013.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Chaves, J. O., Castro, A., Lima, R., Lima, marcos V., & Ferreira, K. (2014). Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação. Revista De Informática Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2750

Edição

Seção

Artigos Originais